O ensino de língua inglesa em contexto da EJA: experiências e reflexões no Estágio Supervisionado

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial. Trabalho Docente. Estágio Supervisionado, EJA, Ensino de Língua Inglesa, Sociointeracionismo

Resumo

Este estudo objetiva analisar uso da língua inglesa durante a experiência de ensino-aprendizagem, pautada no sociointeracionismo, em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Estágio Supervisionado, em uma escola pública da Paraíba. Consideramos Crystal (2003), Seidlhofer (2011), Vygotsky (1984) e Pólio e Duff (1994) como alicerces para tal proposta, a fim de compreender alguns caminhos que demonstram que é possível aprender inglês em contextos de uso autêntico. Desta forma, esta pesquisa classifica-se como qualitativa, interpretativista (MOREIRA; CALEFFE, 2008) e no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Na análise de dados, constatamos que, por meio da implementação de uma sequência didática voltada para a temática culinária e o gênero textual de receitas, foi possível aos alunos mergulharem na construção de conhecimentos, em inglês, através da ação e da socialização de receitas propostas no ambiente escolar. 

Biografia do Autor

Francisco Gabriel Cordeiro da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Professor de Língua Inglesa vinculado ao Departamento de Letras e Artes da UEPB.

Hélio Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduando em Letras-Inglês pela UEPB.

Antônio Pereira de Queiroz Neto, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Letras-Inglês pela UEPB.

Referências

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Publicado

03.07.2024

Como Citar

Silva, F. G. C. da, Silva, H., & Queiroz Neto, A. P. de. (2024). O ensino de língua inglesa em contexto da EJA: experiências e reflexões no Estágio Supervisionado . DISCURSIVIDADES, 16(3), e–1632403. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3094