Aproximações da BNCC com a perspectiva bakhtiniana e do Círculo

Autores

Palavras-chave:

Campos de Atuação Social, BNCC-EM, Língua Inglesa.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é investigar na BNCC as relações linguareiras presentes na teoria de Bakhtin e o Círculo. A nossa questão de pesquisa corresponde a: Que aproximações são mais predominantes em relação às linguagens mobilizadas por campos de atuação na BNCC-EM de LI encontram-se imbricadas nas teorias de Bakhtin e o Círculo? Para responder essa pergunta temos como objetivos específicos: a) discutir conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem de Bakhtin e o Círculo, b) analisar fragmentos presentes da Base de LI e suas semelhanças com as teorias de Bakhtin e do Círculo. Para fundamentação teórica utilizaremos BNCC-EM (Brasil, 2018), (Bakthin, 2016 [1952/1953] 2018 [1929], Volóchinov (2017, [1929].  A metodologia construída a partir de um corpus composto por um quadro de fragmentos da BNCC-EM. Os resultados apontam para aproximações da BNCC-EM de LI com a concepção teórica de Bakhtin e do Círculo uma proposta permeada de sentidos enunciativos.

Biografia do Autor

Maria Valéria Siqueira Marques, Universidade Federal de Campina Grande - PB

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE-UFCG .

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande - PB - UFCG - Campina Grande - PB

Professor Pós-Doutor Adjunto I de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras. Centro de Humanidades da Universidade Fe- deral de Campina Grande (UAL/CH/UFCG).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: 34, 2017, [1970/1971].

______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006, [1919/1971].

______. Para uma Filosofia do Ato Responsável. 3. ed. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos; SP: Pedro & João, 2020, [1920/1924].

______. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: 34, 2016, [1952/1953].

BARROS, Diana Luz Pessoa. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth. (Org.). BAKHTIN, dialogismo e construção do sentido. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 1997.

BRASIL. Parâmetros Nacionais Curriculares. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Língua Estrangeira. Brasília, 1998.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio-Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 30.08. 2023

______. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2022.

BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 1997.

BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin conceitos-chave. 5 ed. 3ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.

CORACINI, Maria José. O jogo discursivo na aula de leitura. Língua materna e estrangeira. Campinas – SP. Pontes, 1995.

______. Concepções de leitura na (Pós-) modernidade. In: CARVALHO, Regina Célia de. e LIMA, Paschoal. (Org.). Leitura múltiplos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras: São João da Boa Vista, SP: Unifeob, 2005.

CRYSTAL, David. English as a global language. Second edition. Cambridge University Press. London, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessários à prática educativa. Ed. 25ª. Paz e Terra. (Coleção leitura). ISBN 85-219-0243-3, 1996.

______. A importância do ato de ler. 44ª ed. São Paulo Cortez, 2003.

GONÇALVES, Shirley Brito de Souza; SANTOS, Eliete Correia. Ensino de leitura em inglês em perspectiva dialógica. Revista Discursividades – vol.9.n.2 jul-dez 2021.

JENKINS, Jennifer. English as a lingua franca in the internacional university. The politics of academic english language policy. Routledge. Taylor & Francis Group. London and New York, 2013.

______.Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. Researchgate. Journal de Sociolinguistics, 2015.

LACOSTE, Yves e RAJAGOPALAN. A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

LACERDA, Noara Pedrosa e XAVIER, Manassés Morais. A Leitura e o sujeito leitor em tempos de cibercultura e ciberespaço. Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino – PPGLE. Universidade federal de Campina Grande – PB. Revista Verbum (ISSN 2316-3267), v. 12, n. 1, p. 162-177, mai. 2023. LE GOFF, J. Documento-monumento. In. Enciclopédia Einaudi. Memória–História, Portugal; Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda: 1982.

LINO DE ARAÚJO, Denise. Org. A BNCC de Ensino Fundamental – Anos Finais e a proposta para o componente língua portuguesa: um documento caleidoscópio. Revista Currículo e Docência. ISSN: 2675-4630, vol. 02, nº 02, 2020.

MASCIA, Márcia Ap. Amador. Leitura: Uma proposta discursivo-desconstrutivista. In: CARVALHO, Regina Célia de. e LIMA, Paschoal. (Org.). Leitura múltiplos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras: São João da Boa Vista, SP: Unifeob, 2005.

MELO, Maria Helena de. Leitura crítica: uma abordagem em língua estrangeira. In: CARVALHO, Regina Célia de. e LIMA, Paschoal. (Org.). Leitura múltiplos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras: São João da Boa Vista, SP: Unifeob, 2005.

NASCIMENTO, Antônio Naéliton. Propostas curriculares para o Ensino Fundamental: (Des) continuidades na Transposição Didática do eixo oralidade. Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino – PPGLE. Centro de Humanidades. Universidade Federal de Campina Grande – PB, 2022.

NASCIMENTO, Antônio Naéliton e LINO DE ARAÚJO, Denise. A configuração teórica da produção textual na Base Nacional Comum Curricular: um olhar para a Transposição Didática. Revista Letras Rosas. ISSN: 2347. v. 9, n. 2, 2020.

PENNYCOOK, Alastair. Translingual english responses. University of Technology Sydney. DOI 10.2104/aral0830 ISSN 0155–0640 / E-ISSN 1833–7139 © AUSTRALIAN REVIEW OF APPLIED LINGUISTICS, 2008.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Postcolonial World and Postmodern Identity: some implications for language teaching. D.E.L.T.A., 21: Especial (11-25) State University at Campinas – UNICAMP – Brazil), 2005.

______.The rigmarole of intelligibility in worl english (es) – or, on making sense of it all or, if you like, making the very idea of inteligente intelligible. R. Let & Let. v. 26 n. 2, p. 477-492, Uberlândia-MG, 2010.

SILVA, Maria Dnalda Pereira. Cultura digital, educação e juventudes. A BNCC do Ensino Médio em foco. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino na Universidade Federal de Campina Grande – PB. 2022.

______. A concepção de enunciado na BNCC: possibilidades dialógicas. Universidade Federal de Campina Grande – PB, 2022.

______. Tecnologias Digitais e práticas de Linguagens: Para pensar a BNCC do Ensino Médio. Revista Línguas, 2022.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenha e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: 34, 2019.

______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: B34, 2018.

VILAÇO, Fernanda de Lacerda e GRANDE, Gabriela Claudino. Língua Inglesa na BNCC. In: CÁSSIO, Fernando e CATELLI JR., Roberto. Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.

SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Mercado de Letras: Campinas – SP, 2009.

XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas, Campina Grande: EDUFCG, 2020.

Downloads

Publicado

15.10.2024

Como Citar

Marques, M. V. S., & Xavier, M. M. (2024). Aproximações da BNCC com a perspectiva bakhtiniana e do Círculo . DISCURSIVIDADES, 16(3), e–1632409. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3606