Ensino de leitura em língua inglesa em perspectiva dialógica
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.9.2-4Palavras-chave:
Leitura em Língua Inglesa. Enunciados. Análise Dialógica do Discurso.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de enunciação nas atividades de leitura de LI que compõe um portfólio utilizado para o ensino remoto de uma turma do 2º ano do ensino médio de uma Escola da Rede Estadual Pública. Para isso, observamos como os enunciados podem interferir na compreensão por parte dos alunos e verificamos a presença de fatores que facilitam a interação discursiva. Nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da Análise Dialógica do Discurso (ADD) do Círculo de Bakhtin (2000 [1992]); Santos (2013); Volóchinov (2018); Xavier (2020), além de Lino de Araújo (2017) ao tratar de enunciados de atividades e tarefas escolares. Metodologicamente, a presente pesquisa classifica-se como de natureza documental e abordagem qualitativa e interpretativa. Os resultados evidenciam que os enunciados de algumas das tarefas analisadas apresentam vaguezas que podem refletir na compreensão por parte dos alunos. De maneira geral, a atividade de leitura está voltada para a compreensão do texto e aprendizagem do léxico, porém a atividade apresenta fatores que podem contribuir para o ensino de leitura na perspectiva de interação discursiva. Essa constatação leva a refletir sobre a possibilidade de ampliar a atividade, visando promover o ensino dialógico de leitura de LI.
Referências
ARAUJO. Denise Lino. Enunciados de atividades e tarefas escolares modos de fazer. São Paulo: Parábola, 2017.¬¬¬¬¬
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra de Melo. São Paulo: 34, 2016.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000 [1992].
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 31 mar 2020.
CORACINI, M. J. R. F. Concepções de leitura na (pós-)modernidade. In: PASCHOAL LIMA, R. C. C (Org.). Leituras: múltiplos olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras; São João da Boa Vista, SP: Unifeob, 2005.
ENDLICH, Ana Paula. Bakhtin e a pesquisa documental de programas governamentais em educação. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória- ES, v. 23, n. 2, p. 54-65, jul./dez. 2017.
MOITA-LOPES, L. P. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (org.) Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009, p. 11-24.
OLIVEIRA, M. C. L. Apenas mais um modo de fazer Linguística Aplicada. Unisinos: Calidoscópio, 2019.
OLIVEIRA NETO, Alvim. Antônio de. Metodologia da Pesquisa Científica: Guia Prático para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 3ª ed. rev. e atual. Florianópolis: Visual Books, 2008.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio: teoria e prática. São Paulo: SM, 2012.
PARAÍBA. Plataforma de ensino e aprendizagem da Rede Estadual de Ensino. Disponível em: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca. Acesso em 26 nov. 2020.
RIBEIRO, Ana Elisa. VECCHIO, Pollyanna de Matos. Tecnologias digitais e escola: Reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. São Paulo: Parábola, 2020.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagem na escola. Educação na cultura digital. MEC, 2012.
SANTOS, E. S. S. O Ensino da Língua Inglesa no Brasil. Bahia: BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, 2011. Disponível em <https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/99/0> Acesso em 01 de abril as 10:30.
VOLOCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
VIANA, C. A. D.; DE GRANDE, P. B.; KLEIMAN, A. B. A linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Unisinos
XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógica-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Shirley Brito; Eliete Correia dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.