Concepções de leitura em língua inglesa: uma análise de enunciados de atividades elaboradas em contexto de ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.6.1-1

Palavras-chave:

Concepções de Leitura em Língua Inglesa. Enunciados.  Análise Dialógica do Discurso.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é identificar concepção(ões) de leitura subjacente(s) aos enunciados de uma atividade de leitura em Língua Inglesa (LI), que compõe um portfólio utilizado para o ensino remoto de uma turma do 2º ano do ensino médio de uma Escola da Rede Estadual Pública. Para tanto, fundamenta-se nas concepções de leitura propostas por Coracini (2005), como também, nos pressupostos teóricos da Análise Dialógica do Discurso (ADD) do Círculo de Bakhtin, além dos New Literacies Studies (NLS) de Street (2003, 2010, 2013). Metodologicamente, a presente pesquisa classifica-se como de natureza documental e abordagem qualitativa e interpretativa. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, subjazem aos enunciados da atividade analisada as concepções de leitura como decodificação. Essa constatação leva a refletir sobre a possibilidade da ampliação da atividade, visando atender também às necessidades do ensino de leitura da atualidade, que visa à formação de cidadãos críticos e participativos.

 

Biografia do Autor

Shirley Brito, Universidade Federal de Campina Grande UFCG

Mestranda na Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, Campina Grande, Brasil.

Eliete Correia dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES.

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Publicado

01.02.2020 — Atualizado em 26.02.2020

Versões

Como Citar

Brito, S., & Correia dos Santos, E. (2020). Concepções de leitura em língua inglesa: uma análise de enunciados de atividades elaboradas em contexto de ensino remoto. DISCURSIVIDADES, 6(1), 10–38. https://doi.org/10.29327/256399.6.1-1 (Original work published 1º de fevereiro de 2020)