Que histórias e imaginários sócio-discursivos são contados e mobilizados pelo discurso da ideologia carnista?
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.10.1-5Palavras-chave:
carnismo, veganismo, discurso, imaginários sócio-discursivosResumo
O discurso da ideologia carnista em geral apresenta as carnes e os alimentos derivados de animais de uma forma totalmente distanciada de suas origens, ou seja, dissociados de um animal que um dia foi vivente. Nos dias atuais o discurso vegano/vegetariano, devido à maior visibilidade conquistada, tem encontrado mais espaço para reverberar e com isso tem trazido à tona essa associação entre alimento de origem animal e morte, fato que vai de encontro ao discurso carnista. O objetivo deste artigo é descrever os imaginários sócio-discursivos mobilizados por um documento oficial sobre recomendações nutricionais, embalagens e peças publicitárias do discurso carnista. Essa análise é baseada nos conceitos de ideologia (ALTHUSSER [1970]1980, PECHEUX [1975] 1997), carnismo (JOY, 2010), discurso propagandista (CHARAUDEAU, 2010) e imaginários sócio-discursivos (CHARAUDEAU, 2017). É possível verificar que a ideologia carnista constrói imaginários que testemunham uma necessidade, normalidade e naturalidade de matar animais para o consumo humano.
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