Discursividades no material didático de ensino de língua materna sobre metodologias ativas
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.10.1-11Palavras-chave:
Relações de poder-saber. Processo de ensino e aprendizagem. Discurso.Resumo
Este artigo aborda discursividades sobre Metodologias Ativas (MAs) no material didático de ensino de língua materna, com o objetivo de problematizá-las. As MAs trazem estratégias que prometem uma aula mais dinâmica, com participação ativa do aluno, posicionando-o no centro do processo de aprendizagem, o que o conduz ao desenvolvimento da autonomia e responsabilidade. Os aportes teóricos são da Análise do Discurso (AD), com base em Foucault (1999), para a análise dos efeitos de sentido, emanados do discurso. No contexto escolar, o livro didático (LD) atua como forma de poder-saber, impondo regimes de verdade. Foi feita uma análise em um LD do ensino médio de escola pública, e foi observada uma sutil utilização das MAs. Elas aparecem como um embuste para o ensino tradicional, mascaradas de ensino libertador, divertido e lúdico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) são colocadas como se fossem de acesso fácil e familiares aos alunos.
Referências
AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Heterogeneidade(s) enunciativa (s). Trad.: Celene M. Cruz e João W. Geraldi. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 19, 1990, p. 25-42.
AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Heterogeneidade mostrada e heterogeneidade constitutiva: elementos para uma abordagem do outro no discurso. In: AUTHIER-REVUZ, J. Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Trad.: Alda Scher e Elsa Maria Nitsche Ortiz. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 11-80.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017, p. 63-83; p. 132-187.
CEREJA, William, VIANNA, Carolina Assis Dias. CODENHOTO, Christiane Damien. Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. São Paulo: Saraiva, 2016.
CORACINI, Maria José. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1999.
CORACINI, Maria Jos. A análise do discurso na Linguística Aplicada. In: CASTRO, Solange Teresinha Ricardo de (org.). Pesquisas em Linguística Aplicada. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003, p. 17-33.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. 3º Ed. São Paulo: Nacional, 1959.
DIAS, Silvelena Cosmo. Simulacros desterritorializados: uma análise do discurso sobre as novas tecnologias em materiais didáticos de LI. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2016.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. In: Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
ECKERT-HOFF, Beatriz Maria. Escritura de si e identidade: o sujeito professor em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2008.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad.: Laura Fraga de Almeida Sampaio. 12a Ed. São Paulo: Loyala, 1995.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 14ª Ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 2002.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad.: Luis Felipe Baeta Neves. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 16ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S/A, 2000.
MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas, convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Brasil, v. II, 2015. Disponível em: https://mundonativo digital.files.wordpress.com. Acesso em: 14 dez. 2020.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F. e HAK, T. Por uma análise automática do discurso. Uma introdução à obra de M. Pêcheux. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1969.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do ódio. Trad.: Eni Orlandi et alii. Campinas: Unicamp, 1988.
SILVA, Maria Izabel Oliveira da; PESCE, Lucila; NETTO, Antonio Valerio. Aplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública. In: Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, vol. 5, n. 1, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Silvelena Cosmo Dias; Elizabeth Amorim Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.