Programa Círculos de Leitura: diálogos entre a formação de leitores e as competências socioemocionais presentes na Base Nacional Comum Curricular

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Leitura. Formação de leitores. Competências socioemocionais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o Programa Círculos de Leitura, realizado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial (IFBE), para a formação de leitoras(es) reflexivas(os) que busquem ampliar o acesso ao conhecimento literário. Para tanto, procuramos compreender como o projeto dialoga com o paradigma da formação de leitores e com as competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular. Constatamos a presença de diversas competências da BNCC nos relatos utilizados como corpus de análise. Identificamos como tais competências são desenvolvidas mediante a prática da leitura durante os encontros dos Círculos, além de compreendermos como acontece a mediação dos participantes do Programa com o texto, estimulando a leitura e a subjetividade humana.

Biografia do Autor

Flávia Nicaele Sousa Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestranda em Letras em Linguagem e Cultura na Universidade Regional do Cariri (URCA). E-mail: flavianica- elefs@gmail.com

Sammya Santos Araújo, Universidade do Porto (FLUP)

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Porto, da Faculdade de Letras. Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2021.

CAVALCANTI, J. Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.

FRANCO, C. P. Por uma abordagem complexa da leitura. In: TAVARES, K; BECKER, S.; FRANCO, C. P. (org.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. p. 26-48.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5a ed. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php. Acesso em: 10 ago. 2021.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes; EDUNICAMP, 1996.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6a ed., 13. impr. São Paulo: Ática, 2008.

LAROSSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa

Cruz do Sul, v. 19, n. 2, jul./dez., 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898. Acesso em: 13 jan. 2022.

LOIS, L. Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MOTA, B. 2020. Programa Círculos de Leitura articula jovens durante período de distanciamento social. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/04/22/programa-circulos-de-leitura-articula-jovens-durante-periodo-de-distanciamento-social/. Acesso em: 16 set. 2021.

OLIVEIRA, M. A. A literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e de hoje: caminhos de ensino. São Paulo: Paulinas, 2008. (Coleção Literatura & Ensino)

PAGÉS, C.; LAMAS, M. A. (org.). Círculos de leitura: a arte do encontro. São Paulo: Recriar Editorial, 2018.

PLATAFORMA educacional. 2018. Competências socioemocionais na BNCC. Disponível em: https://www.somospar.com.br/wp-content/uploads/2018/07/ebook-competencias-socioemocionais-bncc.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.

PORVIR. Especial Socioemocionais. [2014]. Disponível em: https://socioemocionais.porvir.org/. Acesso em: 03 fev. 2022.

PROGRAMA Círculos de Leitura. Disponível em: https://www.site.braudel.org.br/c%C3%B3pia-c%C3%ADrculos-de-leitura. Acesso em: 16 set. 2021.

PORTAL do governo brasileiro. BNCC: Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying. Acesso em: 14 set. 2021.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

YUNES, E. A experiência da leitura. São Paulo: Loyola. 2003.

Downloads

Publicado

20.04.2022

Como Citar

Sousa Silva, F. N., & Santos Araújo, S. (2022). Programa Círculos de Leitura: diálogos entre a formação de leitores e as competências socioemocionais presentes na Base Nacional Comum Curricular. DISCURSIVIDADES, 10(1), e1012210. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/1011