O ensino da língua portuguesa no Império e na Primeira República
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.12.1-1Palavras-chave:
Ensino da Língua Portuguesa, Império, Primeira RepúblicaResumo
A educação brasileira passou por períodos históricos de significativas transformações. Este artigo tem o objetivo de descrever a trajetória do ensino da língua portuguesa no Império e na Primeira República, enfatizando as políticas educacionais que orientaram as instituições públicas que foram criadas para o desenvolvimento da educação no território do Brasil e o método utilizado no ensino. Constrói-se o trabalho sob o ponto de vista da História das Ideias Linguísticas (AUROUX, 2014 [1992]; FÁVERO; MOLINA 2006). Traçado o panorama dos aspectos educacionais dos períodos imperial e republicano, conclui-se que no Império o ensino da língua portuguesa esteve atrelado ao ensino da gramática e que a meta principal era o de formar uma elite dirigente capaz de exercer as mais elevadas funções do Estado. Na República observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos, mas não isenta de questionamentos.
Referências
AUROUX, Sylvain. A revolução tecnológica da gramatização. 3.ed. Campinas: Editora Unicamp, 2014 [1992].
AZEVEDO, F. de. A Cultura Brasileira. 6 ed. Brasília: UnB; Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
CASTANHA, A. P. A introdução do método Lancaster no Brasil: história e historiografia. IX ANPED SUL, Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012, p. 1-16.
CURY, C. R. J. A educação escolar, a exclusão e seus destinatários. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.48, p. 205-222, dez. 2008.
HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O ensino secundário no Império brasileiro. São Paulo: EdUSP, 2008.
FÁVERO, Leonor; MOLINA, Márcia. As concepções linguísticas no século XIX: a gramática no Brasil. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
FÁVERO, Leonor Lopes. História da disciplina Português na escola brasileira. Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, Rio de janeiro, n. 6, p. 13-35, 2009.
RAZZINI, Márcia Paula Gregório. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino de português e de literatura (1831-1971). Tese de doutoramento. Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, 2000.
SALINO, E. O século XIX abre as portas para a educação: o ensino de língua portuguesa no Colégio Pedro II. Dissertação (Mestrado). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, 2012.
SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do “breve século XIX” brasileiro. In: SAVIANI, Dermeval. (et al.). O legado educacional do século XIX. 2 ed. Campinas: Autores associados, 2006.
SAVIANI, Dermeval. As Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Campinas: Histedbr, ago. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Creone Coutinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.