O ensino da língua portuguesa no Império e na Primeira República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.12.1-1

Palavras-chave:

Ensino da Língua Portuguesa, Império, Primeira República

Resumo

A educação brasileira passou por períodos históricos de significativas transformações. Este artigo tem o objetivo de descrever a trajetória do ensino da língua portuguesa no Império e na Primeira República, enfatizando as políticas educacionais que orientaram as instituições públicas que foram criadas para o desenvolvimento da educação no território do Brasil e o método utilizado no ensino. Constrói-se o trabalho sob o ponto de vista da História das Ideias Linguísticas (AUROUX, 2014 [1992]; FÁVERO; MOLINA 2006). Traçado o panorama dos aspectos educacionais dos períodos imperial e republicano, conclui-se que no Império o ensino da língua portuguesa esteve atrelado ao ensino da gramática e que a meta principal era o de formar uma elite dirigente capaz de exercer as mais elevadas funções do Estado. Na República observa-se a primazia da gramática, em relação à leitura e escrita de textos, mas não isenta de questionamentos.

Biografia do Autor

Creone Coutinho, PUC-SP

Doutorando pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa (PUC-SP) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2021). Membro do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil (PUC-SP/CNPq), motivada pelo prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento. 

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Publicado

03.01.2023

Como Citar

Coutinho, C. (2023). O ensino da língua portuguesa no Império e na Primeira República. DISCURSIVIDADES, 12(1), e1212303. https://doi.org/10.29327/256399.12.1-1