Orientações para o ensino de escrita em contexto do Programa Desafio Nota 1000
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.12.1-9Palavras-chave:
Ensino de escrita, Programa Desafio Nota 1000, Linguística AplicadaResumo
O presente artigo tem como objetivos: 1) analisar a concepção de escrita e de ensino da escrita presentes nas orientações do Programa Desafio Nota 1000; (2) verificar se essas orientações favorecem a didatização de ensino de escrita. Para tanto, analisamos os materiais referentes à segunda fase do programa em abordagem. Como suporte teórico, recorremos a Koch e Elias (2009) que discutem escrita, bem como a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que tratam sobre a produção de texto organizado a partir de sequência didática. Os resultados apontam que há, no contexto dessa prática de ensino, uma certa preocupação em favorecer a produção de texto, não só no programa em questão, mas também para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Entretanto, as condições necessárias para a produção da escrita se restringem a um modelo sistemático, que retoma a concepções tradicionais de escrita e de ensino de escrita.
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