Orientações para o ensino de escrita em contexto do Programa Desafio Nota 1000

Autores

  • Adna dos Santos Sousa Universidade Federal de Campina Grande(UFCG) https://orcid.org/0000-0002-4028-8331
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.12.1-9

Palavras-chave:

Ensino de escrita, Programa Desafio Nota 1000, Linguística Aplicada

Resumo

O presente artigo tem como objetivos: 1) analisar a concepção de escrita e de ensino da escrita presentes nas orientações do Programa Desafio Nota 1000; (2) verificar se essas orientações favorecem a didatização de ensino de escrita. Para tanto, analisamos os materiais referentes à segunda fase do programa em abordagem. Como suporte teórico, recorremos a Koch e Elias (2009) que discutem escrita, bem como a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que tratam sobre a produção de texto organizado a partir de sequência didática. Os resultados apontam que há, no contexto dessa prática de ensino, uma certa preocupação em favorecer a produção de texto, não só no programa em questão, mas também para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Entretanto, as condições necessárias para a produção da escrita se restringem a um modelo sistemático, que retoma a concepções tradicionais de escrita e de ensino de escrita.

Biografia do Autor

Adna dos Santos Sousa, Universidade Federal de Campina Grande(UFCG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande. Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino da Paraíba. Licenciada em Letras- Português pela Universidade Estadual da Paraíba (2014-2018).

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

31.05.2023

Como Citar

Adna dos Santos Sousa, & Miranda da Silva, W. (2023). Orientações para o ensino de escrita em contexto do Programa Desafio Nota 1000. DISCURSIVIDADES, 12(1), e1212311. https://doi.org/10.29327/256399.12.1-9