Gramática em sala de aula: concepções de professores no Ensino Médio e implicações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.13.2-1Palavras-chave:
Gramática, Concepções de gramática, Ensino Médio.Resumo
Tratamos a(s) concepção(ões) de gramática que norteia(m) o ensino de Língua portuguesa no Ensino Médio. A partir disso, objetivamos compreender de que maneira(s) essa(s) concepção(ões) pode(m), ou não, promo- ver o desenvolvimento da competência comunicativa dos educandos. Para tanto, selecionamos um grupo de professores que trabalham com a disciplina de Língua portuguesa, em duas escolas de Ensino Médio, localizadas na cidade de Mauriti-CE. Aos profissionais selecionados, aplicamos um questionário por meio do qual obtivemos um panorama acerca da(s) concepção(ões) de gramática que norteiam suas aulas. Os dados obtidos foram analisados e discutidos à luz de diferentes teóricos, como: Franchi (1991); Azeredo (2000); Travaglia (2009); Antunes (2007, 2014); Faraco e Zilles (2017), dentre outros. No que concerne os resultados, destacamos que, nas falas dos profissionais entrevistados, predominam as concepções de gramática normativa e internalizada, sendo esta última de suma importância para desenvolver um trabalho mais produtivo com a Língua Portuguesa em sala de aula. Afinal, é por meio da concepção de gramática internalizada que se abre espaço para o trabalho com a linguagem em uso – fato que exige a análise, a compreensão e a produção dos mais variados textos orais e escritos, contribuindo, assim, para a ampliação da competência comunicativa dos usuários da língua.
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