Os mecanismos de poder nas instituições de ensino

Autores

Palavras-chave:

Mecanismo de manipulação, Discurso de poder, premiação

Resumo

Os mecanismos de poder estão inseridos na ação pedagógica, visto que inserem dispositivos, que utilizados de maneira adequada, podem melhorar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de refletir acerca dos mecanismos de controle e sobre o agir do professor e sua postura frente aos paradigmas tradicionais presentes em nossa educação, o artigo pretende apresentar o discurso de poder e as premiações em sala de aula como mecanismos de poder e suas funcionalidades para esse fim. Para tal, adotamos os pressupostos teóricos de Foucault (1987) e outros autores que abordam a temática. Os resultados obtidos indicam que a disciplina é necessária para que haja ordem, e a ordem em uma sociedade se faz essencial, assim como as premiações quando utilizadas de maneira adequada, podem incentivar os alunos a participar e ter um maior desempenho nas aulas, tornando assim, a escola um ambiente menos punitivo. 

Biografia do Autor

Tânia Maria Augusto Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, professora Associada da Universidade Estadual da Paraíba

Daniele Martins da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do curso de Letras Português na Universidade Estadual da Paraíba.

Vitória Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda do curso de Letras Português na Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

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Publicado

14.06.2024

Como Citar

Augusto Pereira, T. M., Martins da Silva, D., & Souza, V. (2024). Os mecanismos de poder nas instituições de ensino . DISCURSIVIDADES, 14(1), e–1412415. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/2633

Edição

Seção

Artigos

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