Os mecanismos de poder nas instituições de ensino
Palavras-chave:
Mecanismo de manipulação, Discurso de poder, premiaçãoResumo
Os mecanismos de poder estão inseridos na ação pedagógica, visto que inserem dispositivos, que utilizados de maneira adequada, podem melhorar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de refletir acerca dos mecanismos de controle e sobre o agir do professor e sua postura frente aos paradigmas tradicionais presentes em nossa educação, o artigo pretende apresentar o discurso de poder e as premiações em sala de aula como mecanismos de poder e suas funcionalidades para esse fim. Para tal, adotamos os pressupostos teóricos de Foucault (1987) e outros autores que abordam a temática. Os resultados obtidos indicam que a disciplina é necessária para que haja ordem, e a ordem em uma sociedade se faz essencial, assim como as premiações quando utilizadas de maneira adequada, podem incentivar os alunos a participar e ter um maior desempenho nas aulas, tornando assim, a escola um ambiente menos punitivo.
Referências
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 12 ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 27 ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
GUIMARÃES, Áurea Maria. Vigilância, Punição e Depredação Escolar. Campinas: Papirus, 2003.
GUIMARÃES, Sueli. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, E., & BZUNECK, J. A. (orgs). Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 2001, p. 37-57.
NÓBREGA, Mônica. Professor: Lugar de Poder. In: CORACINI, Maria José; PEREIRA, Aracy Ernst. (orgs.) Discurso e Sociedade: Práticas em Análise do Discurso. 1ed. Pelotas: Alab/Educat, 2001, p. 65-85.
OLIVEIRA, Joaquim Eduardo. O Professor Frente aos Mecanismos de Controle na Escola: Um olhar Foucaultiano. In: SANTOS, Bruna C. L. S.; JESUS, Iáscara O. (orgs.). Michel Foucault e Costuras Contemporâneas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, p. 227-238.
PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa do trabalho científico. In: Pesquisa Científica. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade Feevale, 2013. p. 42-69.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Tânia Maria Augusto Pereira; Daniele Martins da Silva; Vitória Silva Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.