A nova crítica no ciberespaço: reflexões sobre o impacto dos Booktubers e Booktokers no consumo de literatura na contemporaneidade

Autores

Palavras-chave:

Literatura. Crítica Literária. Ciberespaço. Booktubers. Booktokers.

Resumo

Diante da evolução tecnológica, que transforma os nossos modos de agir, ser e estar no mundo, urge a necessidade de refletirmos sobre o papel da literatura nos meios digitais. Este trabalho objetiva refletir sobre o impacto da nova crítica literária representada pelos booktubers e booktokers e como ela influencia na formação de novos leitores. Portanto, teceremos uma análise crítico-reflexiva na tentativa de explicarmos o contraste entre a eficácia dos mecanismos de organização e estética utilizados por esses criadores de conteúdo em vídeos literários para capturar a atenção do público, influenciando na decisão de compra das obras e os desafios associados à superficialidade na interpretação dos textos literários. Essas questões terão um desdobramento mediante uma pesquisa de natureza metodológica bibliográfica com base nos pressupostos em torno da mutação da literatura na contemporaneidade, discutido por Perrone-Moisés (2016), bem como os desafios da leitura no mundo digital, debatido por Chartier (2002).

Biografia do Autor

Monalisa Barboza Santos Colaço, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, da Universidade Estadual da Paraíba. Atua como Professora Substituta no curso de Licenciatura em Letras, no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, ministrando disciplinas na área de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira e Portuguesa. Possui Mestrado pelo PPGLI/UEPB, desenvolvido na linha de Literatura, Memória e Estudos Culturais (2019). Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa (2016). Interessa-se por debates na área da Literatura Popular, Literatura Brasileira, Regionalismo e Dramaturgia Nordestina.

Ially Rubia da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba.

Maria Benigna de Morais Neta, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

DEPEXE, Sandra; FREITAS, Mariana Judiele dos Santos. “Tá, tá movimento”: a indústria editorial e o TikTok no Brasil. Comun. Mídia Consumo. São Paulo, v. 20, n. 58, p. 265-284, mai./ago. 2023. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2802. Acesso em: 5 de dez. de 2023.

GABRIEL, R. S. Bienal do Livro mostra força do Tiktok entre jovens leitores. O Globo.

de jul. 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/noticia/2022/07/bienal-do-livro-de-sao-paulo-mostra-forca-do-tiktok-entre-jovens-leitores.ghtml. Acesso em: 5 de dez. de 2023.

NINA, Cláudia. Literatura nos jornais: A crítica literária dos rodapés às resenhas. São Paulo: Summus, 2007.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik; DEFILIPPO, Juliana Gervason. Cibercaminhos da crítica: Prolegômenos para pensar a crítica brasileira literária em ambiente virtual. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 20, n. 35, p. 83-100, jan./jun. 2019. Disponível em: https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/verboDeMinas/article/view/1951. Acesso em: 29 de nov. de 2023.

Downloads

Publicado

29.04.2024

Como Citar

Barboza Santos Colaço, M., Rubia da Silva, I., & Benigna de Morais Neta, M. (2024). A nova crítica no ciberespaço: reflexões sobre o impacto dos Booktubers e Booktokers no consumo de literatura na contemporaneidade. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522418. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3095

Edição

Seção

Artigos

Categorias