A nova crítica no ciberespaço: reflexões sobre o impacto dos Booktubers e Booktokers no consumo de literatura na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.15.2-16Palavras-chave:
Literatura. Crítica Literária. Ciberespaço. Booktubers. Booktokers.Resumo
Diante da evolução tecnológica, que transforma os nossos modos de agir, ser e estar no mundo, urge a necessidade de refletirmos sobre o papel da literatura nos meios digitais. Este trabalho objetiva refletir sobre o impacto da nova crítica literária representada pelos booktubers e booktokers e como ela influencia na formação de novos leitores. Portanto, teceremos uma análise crítico-reflexiva na tentativa de explicarmos o contraste entre a eficácia dos mecanismos de organização e estética utilizados por esses criadores de conteúdo em vídeos literários para capturar a atenção do público, influenciando na decisão de compra das obras e os desafios associados à superficialidade na interpretação dos textos literários. Essas questões terão um desdobramento mediante uma pesquisa de natureza metodológica bibliográfica com base nos pressupostos em torno da mutação da literatura na contemporaneidade, discutido por Perrone-Moisés (2016), bem como os desafios da leitura no mundo digital, debatido por Chartier (2002).
Referências
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
DEPEXE, Sandra; FREITAS, Mariana Judiele dos Santos. “Tá, tá movimento”: a indústria editorial e o TikTok no Brasil. Comun. Mídia Consumo. São Paulo, v. 20, n. 58, p. 265-284, mai./ago. 2023. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2802. Acesso em: 5 de dez. de 2023.
GABRIEL, R. S. Bienal do Livro mostra força do Tiktok entre jovens leitores. O Globo.
de jul. 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/noticia/2022/07/bienal-do-livro-de-sao-paulo-mostra-forca-do-tiktok-entre-jovens-leitores.ghtml. Acesso em: 5 de dez. de 2023.
NINA, Cláudia. Literatura nos jornais: A crítica literária dos rodapés às resenhas. São Paulo: Summus, 2007.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik; DEFILIPPO, Juliana Gervason. Cibercaminhos da crítica: Prolegômenos para pensar a crítica brasileira literária em ambiente virtual. Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 20, n. 35, p. 83-100, jan./jun. 2019. Disponível em: https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/verboDeMinas/article/view/1951. Acesso em: 29 de nov. de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Monalisa Barboza Santos Colaço; Ially Rubia da Silva; Maria Benigna de Morais Neta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.