Estratégias para o ensino contextualizado de inglês: análise sobre a experiência de estágio na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.17.1-1Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Língua inglesa, Ensino contextualizadoResumo
Este trabalho objetiva identificar como o ensino promovido através do contexto sociocultural dos alunos contribui para a aprendizagem da língua inglesa. Assim, exploramos discussões acerca do ensino da língua em contexto, descrevendo, por meio de atividades, estratégias utilizadas para alcançarmos o objetivo proposto, avaliando a participação, motivação e desempenho dos alunos. Para as discussões teóricas, nos ancoramos nas ideias de Freire (2011), Kumaravadivelu (2003) e outros autores que abordam sobre o ensino contextualizado de inglês e suas estratégias para tal. Como forma de atingir nossos objetivos, utilizamos como corpus planos de aula e atividades realizadas durante o período da disciplina de Estágio Supervisionado II, em uma escola pública estadual, com uma turma do 6º ano. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória, interpretativista, qualitativa e um estudo de caso (GONSALVES, 2003). Através da análise dos dados, constatamos um maior interesse e engajamento dos alunos na aprendizagem dos conteúdos propostos em língua inglesa.
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