Estratégias para o ensino contextualizado de inglês: análise sobre a experiência de estágio na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.17.1-1

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Língua inglesa, Ensino contextualizado

Resumo

Este trabalho objetiva identificar como o ensino promovido através do contexto sociocultural dos alunos contribui para a aprendizagem da língua inglesa. Assim, exploramos discussões acerca do ensino da língua em contexto, descrevendo, por meio de atividades, estratégias utilizadas para alcançarmos o objetivo proposto, avaliando a participação, motivação e desempenho dos alunos. Para as discussões teóricas, nos ancoramos nas ideias de Freire (2011), Kumaravadivelu (2003) e outros autores que abordam sobre o ensino contextualizado de inglês e suas estratégias para tal. Como forma de atingir nossos objetivos, utilizamos como corpus planos de aula e atividades realizadas durante o período da disciplina de Estágio Supervisionado II, em uma escola pública estadual, com uma turma do 6º ano. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória, interpretativista, qualitativa e um estudo de caso (GONSALVES, 2003). Através da análise dos dados, constatamos um maior interesse e engajamento dos alunos na aprendizagem dos conteúdos propostos em língua inglesa.

Biografia do Autor

Francisco Gabriel Cordeiro da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Professor de Língua Inglesa vinculado ao Departamento de Letras e Artes da UEPB.

Rebecca Vidal de Negreiros Macedo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduanda em Letras-Inglês pela UEPB

Thomans Hasley Araujo de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduando em Letras-Inglês pela UEPB.

Referências

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Publicado

05.01.2025

Como Citar

SILVA, F. G. C. da; MACEDO, R. V. de N.; OLIVEIRA, T. H. A. de. Estratégias para o ensino contextualizado de inglês: análise sobre a experiência de estágio na escola pública. DISCURSIVIDADES, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e–1712502, 2025. DOI: 10.29327/256399.17.1-1. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3099. Acesso em: 19 jan. 2025.