“Eu te amo, Hipólito”: a presença masculina para a validação existencial da mulher em “Hipólito”, de Sonia Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.15.2-18Palavras-chave:
Literatura contemporânea. Relações de gênero. Vozes femininas.Resumo
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, bibliográfico-documental e analítico-interpretativo, visa analisar as relações de gênero a partir do conto “Hipólito”, escrito por Sonia Coutinho e presente na obra “O último verão de Copacabana”, publicado em 1985. Neste trabalho, objetivou-se, com base em autores como Helena (1989), Scott (1995) Welzer-Lang (2001) e Zinani (2015), problematizar as relações de gênero na narrativa, assim como indicar a interdependência dessas relações tendo em vista que os comportamentos estabelecidos pela protagonista e por seu “amante” são construtos de uma sociedade patriarcal e heteronormativa que necessita, por sua vez, ser validada dentro de um corpo social. Diante disso, constatou-se que a narrativa construída por Coutinho (1985), responsável por emitir uma voz feminina, apresenta as expectativas sociais e cotidianas dispensadas ao gênero e à sexualidade, além de metaforizar a necessidade de corpos femininos serem validados, devido, sobretudo, ao sistema misógino em que estes são representados, construídos.
Referências
BOURDIEU, P. A dominação masculina. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
COUTINHO, S. Hipólito. In:______. O último verão de Copacabana. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
HELENA, L. A personagem feminina na ficção brasileira nos anos 70 e 80: Problemas teóricos e históricos. Luso-Brazilian Review, v. 26, n.2, p. 43-57, 1989.
RODRIGUES, R. Mulheres e amores em ficções de autoria feminina. Campina Grande: EDUFCG, 2016.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.20, n.2, jul./dez., p. 71-99, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 18 jan. 2024.
WELZER-LANG, D. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 460-482, 2001.
ZINANI, C. Feminismo e literatura: apontamentos sobre crítica feminista. In: SEDYCIAS, João (org.). Repensando a teoria literária contemporânea. Recife: Editora UFPE, p. 409-434, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Silvanna Kelly Gomes de Oliveira; Marcos Aurélio Marques Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.