Práticas de ensino: trabalho com gêneros textuais discursivos no Ensino de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Ensino de gêneros textual. Curriculum vitae. EJA.

Resumo

O presente trabalho objetiva socializar as práticas e experiências de ensino no Estágio Supervisionado, realizado em uma turma de 8° ano, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Teoricamente, recorre-se ao conceito de gêneros discursivos (Bakhtin, 2016), Sequência Didática (SD) (Schneuwly; Noverraz; Dolz, 2004), aula como acontecimento (Geraldi, 2010), educação para a cidadania e transformação social (Freire, 2009) e currículo (Ferrarezi, 2020). Metodologicamente, desenvolve-se uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Os resultados evidenciam que, embora haja um planejamento anterior no âmbito da SD, o ensino de gêneros textuais deve atender às necessidades sociodiscursivas dos estudantes, que permeiam o campo do trabalho, como o curriculum vitae e outros associados ao contexto social dos estudantes. Conclui-se que o ensino de língua deve estar associado à realidade dos alunos e trabalhado, em aula, de forma contextualizada, por meio de gêneros discursivos

 

Biografia do Autor

Juliana Marcelino Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba

Yasmin Tamyris de Almeida Lima, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduanda em Letras-Português na Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente trabalha como professora na rede privada. 

Diogo Jordan da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduando em Letras-Português na Universidade Estadual da Paraíba. Atua como professor contratado da Rede Municipal de Ensino.

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Silva, J. M., de Almeida Lima, Y. T., & da Silva, D. J. (2024). Práticas de ensino: trabalho com gêneros textuais discursivos no Ensino de Jovens e Adultos. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522412. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3139

Edição

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Artigos

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