Reflexões preliminares sobre a abordagem dialógico-discursiva da temática de gênero na Universidade
Palavras-chave:
Gênero, Teoria/Análise Dialógica do Discurso.Resumo
Este trabalho apresenta algumas reflexões preliminares sobre a impor- tância de se discutir a temática de gênero nos cursos de letras da UEPB, como forma de abrir espaço para uma reflexão mais ampla sobre o lugar de discussão da diversidade de gênero na universidade. Trata-se de um texto ensaístico que visa a relacionar os estudos de gênero e a Teoria/Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003; BRAIT, 2006), a fim de desenvolver uma alternativa de abor- dagem da temática via discurso e, assim, contribuir futuramente para a formação de professores mais inclusiva.
Referências
BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: ______. Questões de Literatu- ra e Estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP, 1993.
______. Estética da criação verbal. Trad. do russo de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. 2010. Para uma filosofía do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro & João editores.
BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 13a ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: A experiência vivida. Tradução Sérgio Milliet. 5a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
BRAIT. B. Análise e Teoria do Discurso. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
BRASIL. Lei no 13.104, de 9 de março de 2015. Altera o art. 121 do Decre- to-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, e o art. 1o da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990, para incluir o feminicídio no rol dos crimes hediondos. Diário oficial da União, Brasília, DF, 10 mar. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2015/lei/L13104.htm >. Acesso em: 01 set. 2019.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Coleção Sujeito & História. 11a ed. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janei- ro: Civilização Brasileira, 2016.
CONNELL, R.; PEARSE, R. Gênero: uma perspectiva global. 3a ed. Trad. E revisão técnica: Marília Moschkovich. São Paulo: nVersos, 2015.
IPEA. Atlas da violência 2017. In: Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <http://www.agenciapatriciagalvao.org. br/dossies/fontes-e-pesquisas/wp-content/uploads/sites/3/2018/04/ IPEA_FBSP_atlasdaviolencia2017.pdf>. Acesso em: 0 de set. 2019.
JUNQUEIRA, R. D. A invenção da “ideologia de gênero”: a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Psicologia política, vol. 18, no 43, p. 449-502, set./dez., 2018.
PONZIO, A. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro & João editores, 2010.
PORTO, L. M. F. Análise dialógico-discursiva da atividade dos cuidado- res de idosos em instituições geriátricas do Recife. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Fe- deral de Pernambuco, Recife/PE, 2010.
______. Manuais do cuidador: uma abordagem ergolinguística do envelhe- cimento humano. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Gradu- ação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2015.
PORTO, L. M. F.; SILVA NETO, J. M. Compreender gênero no curso de licenciatura em letras (língua portuguesa): uma questão necessária à for- mação de professores. Relatório final de pesquisa. Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Letras e Artes, julho de 2018.
PORTO, L. M. F.; MEDEIROS, M. S. Ainda sobre gênero: uma aborda- gem quantiqualitativa para se pensar a formação de professores. Projeto de Pesquisa. PIBIC, CNPq/UEPB, 2018-2019.
SAMPAIO, M. C. H. et al. 2006. O método dialógico-discursivo: aplica- ções em estudos da memória-trabalho. Trabalho completo. Anais do Sim- pósio Internacional – Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prá- tica Social, Recife, 2006a. Em Cd-Rom.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2019 Ludmila Mota de Figueiredo Porto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.