Da sacra regulamentação à discursividade: efeitos de verdade na legislação educacional brasileira

Autores

  • Antonio Genário Pinheiro dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-2261-9221
  • Rafaela Cláudia dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Discurso, Parresia, Formação docente em Letras.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a produção de verdades e saberes nos textos regulamentadores da educação superior e da formação docente em Letras. Investigam-se a produção da verdade e os efeitos de parresia atrelados à histori- cidade dos documentos e à sacra regulamentação da educação brasileira nesses registros oficiais. Ancora-se na Análise do Discurso francesa e no método arqueo- genealógico de Michel Foucault. As análises voltam-se para a discursividade ope- rada pelos mecanismos e instrumentos oficiais da educação brasileira, oportu- nizando as conclusões de tais elementos são mobilizados como ferramentas que colocam em jogo relações de poder-saber e permitem o gerenciamento político do professor em formação pela produção da verdade.

Biografia do Autor

Antonio Genário Pinheiro dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pela UFPB e Docente do Departamento de Letras da UFRN. Fez pós-doutorado em Letras na UFPE

Rafaela Cláudia dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem PPCL/UERN. 

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Publicado

01.10.2019

Como Citar

Santos, A. G. P. dos, & Santos, R. C. dos. (2019). Da sacra regulamentação à discursividade: efeitos de verdade na legislação educacional brasileira. DISCURSIVIDADES, 5(2), 08–28. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/860