Discurso e imagem: uma relação de intericonicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.6.1-4

Palavras-chave:

Imagem, Memória discursiva, Intericonicidade, Multimodalidade

Resumo

Este artigo investiga os efeitos de sentidos decorrentes das articulações multimodais no discurso publicitário da Rede Hortifruti, buscando evidenciar o caráter discursivo das materialidades imagéticas. Para tanto, enfatiza a noção de intericonicidade (COURTINE, 2013; MILANEZ, 2013; 2015) em um corpus constituído por duas propagandas da Hortifruti, centralizando a relação entre imagem e memória na construção das discursividades contemporâneas. Partindo de algumas ferramentas conceituais da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, discute os pressupostos que envolvem a noção de formação discursiva, memória discursiva, interdiscurso e intericonicidade. Em tais propagandas, os sentidos se delineiam por movimentos de intericonicidade, levando o leitor/consumidor à fácil memorização da marca, bem como à compreensão das estratégias persuasivas utilizadas pela publicidade por meio da linguagem multimodal.

Biografia do Autor

Maria Gorette Andrade Silva, UEPB

Mestra em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba. Grupo de pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq/UEPB). 

Linduarte Pereira Rodrigues, UEPB

Doutor em Linguística e Professor Departamento de Letras e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações (TEOSSENO-CNPq/UEPB). E-mail: linduartepr@gmail.com

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Publicado

01.02.2020 — Atualizado em 26.02.2020

Como Citar

Andrade Silva, M. G. ., & Rodrigues, L. P. (2020). Discurso e imagem: uma relação de intericonicidade. DISCURSIVIDADES, 6(1), 124–137. https://doi.org/10.29327/256399.6.1-4