Narrativas Infantis às avessas: uma análise linguístico-discursiva dos personagens do mundo encantado na publicidade contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Discurso Literário, Discurso publicitário, Contos de fadas

Resumo

Este estudo é um recorte obtido de resultados de um projeto de pesquisa, desenvolvido no âmbito da pós-graduação, com o objetivo de estudar a conexão entre duas formas de expressão da linguagem, entre dois campos distintos, mas não antagônicos, de saberes: a literatura e a linguística. Mais especificamente, visa analisar os discursos ativados em quatro publicidades que utilizam personagens do mundo encantado na sua composição. A análise dessas publicidades revela que vários discursos são postos em evidência e que, ao “transgredir” a tradição dos contos de fadas, os discursos se consolidam como uma forte manobra persuasiva.

Biografia do Autor

Simone Dália de Gusmão Aranha, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Letras e Professora Associada da Universidade Estadual da Paraíba/Campus I – Departamento de Letras e Artes

Referências

AMOSSY, Ruth (Org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Gêneros do Discurso. In: Estética da Criação Ver- bal. Campinas: Pontes, 2003.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

FRANZ, Marie-Louise von. A Interpretação dos Contos de Fada. Tradução de Maria Elci Spaccaquerche Barbosa. São Paulo: Paulus, 1990.

GREGOLIN, Maria do Rosário. O Acontecimento discursivo na mídia: me- táfora de uma breve história do Tempo. In: GREGOLIN, Maria do Rosário. (Org.) Discurso e mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003. p. 95-110.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do Discurso e Mídia: a (re) produção de identidades. In: Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, vol.15, n44, 2018. Disponível em<http://revistacmc.espm.br/ index.php/revistacmc/article/view/105

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2008a.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Sírio Possenti; Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva (orgs.). São Paulo: Parábola Edito- rial, 2008b.

MAINGUENEAU, Dominique. A Propósito do Ethos. In: Ana Raquel Mot- ta; Luciana Salgado (orgs.). Ethos Discursivo Literário. São Paulo: Contexto, 2011.

MALANGA, Eugênio. Publicidade: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1979.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do Discurso: princípios e procedi- mentos. 7. ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.

PERRAULT, Charles. Contos de Perrault. Tradução de Regina Régis Junqueira. Belo Horizonte – Rio de Janeiro: Villa Rica Editoras Reunidas Limitada, 1992.

POSSENTI, Sírio. Teoria do discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (orgs.). Introdução à lingüística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 353-392.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 3. ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro: Campus, 2003

Downloads

Publicado

01.04.2019

Como Citar

Aranha, S. D. de G. (2019). Narrativas Infantis às avessas: uma análise linguístico-discursiva dos personagens do mundo encantado na publicidade contemporânea. DISCURSIVIDADES, 4(1), 57–82. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/865