A propósito da escrita de artigo científico
Palavras-chave:
Gêneros acadêmicos, Artigo científico, Autoria, PlágioResumo
O domínio da escrita dos gêneros acadêmicos faz-se primordial para o sucesso acadêmico-profissional do estudante universitário. Destar- te, a presente pesquisa tem como objetivo principal apontar as adequa- ções e as impropriedades frequentemente observadas na produção escrita de gêneros acadêmicos, em especial do artigo científico, a fim de traçar caminhos para o desenvolvimento de um texto de qualidade. Para tanto, implementou-se uma pesquisa bibliográfica e analítica que nos permitiu evidenciar as principais falhas quanto à harmonização escrita do gênero artigo científico; em especial destaque para problemas referentes ao dis- curso, focalizando na autoria, e ao plágio.
Referências
ARANHA, S. The development of a genre-based writing course for gradua- te students in two fields. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D (Orgs). Genre in a changing world. Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, 2009.
BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. ________. In: Estética da Cria- ção Verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 279-358.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. Trad.: Maria da Glória Novak, Maria Luiza Néri. 3.ed. Campinas, SP: Pontes, 1991.
BONINI, A. Gênero textual/discursivo: o conceito e o fenômeno. In: CRIS- TÓVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (Organizadores). Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina, PR: Moriá, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer n.: CNE/CP 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n.: CNE/CP 001/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
FIGUEIREDO, D. C.; BONINI, A. Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita. Revista Linguagem em (dis)curso, Tubarão, SC, v. 6., 2006.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: ________. Ditos e Escritos. Estética: literatura, pintura, música e cinema. v. 3. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se comple- tam. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1992.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Orgs). Os significados do letramento – Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Merca- do de Letras, 1995.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa: planeja- mento e execução de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de da- dos. 3. ed., São Paulo: Atlas, 1996.
LEIBRUDER, A. P. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. In: BRANDÃO, H. N. (org.). Aprender e ensinar com textos. Vol. 5. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCANTÔNIO, A. T.; SANTOS, M. M.; e LEHFELD, N. A. de S. Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993.
MOTTA-ROTH, D. A importância do conceito de gêneros discursivos no ensino da redação acadêmica. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 3, p. 119-128, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2018 Clara Regina Rodrigues de Souza; Guilherme Moés Ribeiro de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.