Abordagem sociorretórica das construções resumitivas na área de Letras
Palavras-chave:
Letramento acadêmico, Monografia, ResumoResumo
O presente artigo discute as práticas de letramento no universo aca- dêmico. Esta pesquisa teve por objetivo analisar os movimentos sociorretó- ricos do gênero resumo textualizados pelos alunos universitários brasileiros no trabalho de conclusão de curso. Para viabilizar sua elaboração, seleciona- mos como corpus de pesquisa dez resumos contidos nos elementos pré-tex- tuais de monografias dos graduandos do curso de Licenciatura em Letras. Com base em Swales (1990) e Bhatia (1993), verificamos que os estudantes, apesar de seguirem o padrão organizacional do gênero resumo, alguns textos trazem, em sua composição, informações muito genéricas e isso pode com- prometer as ações retóricas do gênero.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028. Informação e documentação de resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
BHATIA, Vijay K. Analysing genre: language use in professional settings. New York: Longman Publishing, 1993.
BIASI-RODRIGUES, Bernadete; BEZERRA, Benedito Gomes. Propósito co- municativo em análise de gêneros. Revista Linguagem em (Dis)curso. Santa Catarina: Tubarão, v. 12, n. 1, p. 231-249, jan./abr. 2012. Artigo disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v12n1/v12n1a11.pdf>; acesso em 30 Out 2013.
CARVALHO, Gisele de. Gênero como ação social em Miller e Bazerman: o conceito, uma sugestão metodológica e um exemplo de aplicação. In: MEU- RER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 130-149.
CARVALHO, Flaviane Faria. Padrões de organização textual e lexico-gramatical do gênero acadêmico resumo de tese: um estudo de caso. In: Revista de Trabalho de Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n.1, June 2010. Disponí- vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103->; acesso em 20 de Nov 2013.
FISCHER, Adriana. A construção do letramento na esfera acadêmica. Tese de Doutorado em Linguística. Santa Catarina: Programa de Pós-Graduação em Linguística do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Fe- deral de Santa Catarina, 2008.
MACHADO, A. R. Revisitando o conceito de resumo. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo/Rio de Janeiro; EDUC/Lucerna, 2002
OLIVEIRA, Eliane Feitosa. Letramento Acadêmico: Concepções Divergentes sobre o Gênero Resenha Crítica. Dissertação de Mestrado em Linguísti- ca. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2010.
SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, no 11. 5-16. 1999.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and researching set- tings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2018 Cleber Ataíde; Maria Aucilene Gomes Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.