O discurso teórico em artigos científicos: uma abordagem à luz do ISD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.9.2-3

Palavras-chave:

ordem do expor, gênero de texto, pedagogia

Resumo

O presente trabalho analisa um corpus de 10 artigos científicos publicados em anais de congressos da área de Pedagogia, com base em categorias presentes no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sóciodiscursivo, ISD: (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; CRISTOVÃO, 2008; PINTO, 2007; COUTINHO, 2007; PEREIRA, 2009, 2012, 2014). A área de Pedagogia convida-nos a pensar como são construídos aspectos como conteúdo temático, mobilização do discurso teórico e como o contexto de produção influencia na organização dos mundos discursivos. À guisa de conclusão, podemos afirmar que o tratamento discursivo no contexto de produção textual da área de pedagogia engloba elementos que vão desde os tipos de discursos a outras formas de planificação e plano geral do gênero, que, segundo Bronckart (2014) corresponde à camada mais profunda da arquitetura textual alicerçada pelas atitudes de locução manifestadas na interface entre o mundo de pessoa e as coordenadas dos mundos sociais, estruturação  sequencial e linear do texto e a organização do conteúdo temático.

Biografia do Autor

Jackson Barbosa, PROLING/UFPB

Doutorando em Linguística no PROLING/Universidade Federalda Paraíba. Mestre em Linguística (PROLING/UFPB).

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Publicado

26.07.2021

Como Citar

Barbosa, J., & Firmino de Almeida, H. . (2021). O discurso teórico em artigos científicos: uma abordagem à luz do ISD. DISCURSIVIDADES, 9(2), 58–77. https://doi.org/10.29327/256399.9.2-3