A oralidade em sala de aula: um olhar reflexivo sobre as práticas de oralidade em manuais didáticos de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.9.2-7Palavras-chave:
Oralidade, Livros didáticos, Parâmetros Curriculares NacionaisResumo
O presente artigo objetiva descrever e analisar a forma como a habilidade da oralidade é solicitada em exercícios de manuais didáticos dos ensinos fundamental e médio adotados em escolas da rede privada e pública da cidade de Campina Grande-PB. Nossa pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, ancora-se na perspectiva do interacionismo discursivo (BRONCKART, 1999), pois enxerga as práticas linguageiras numa análise social e com foco nas interações possibilitadas por meio da linguagem oral. Fundamentamo-nos, além de Bronckart (Ibid), em Marcuschi (2008), Ferrarezi Jr. (2014), Dolz & Schneuwly (2004) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) acerca das práticas de oralidade. As discussões empreendidas neste artigo nos fazem refletir sobre a necessidade de uma abordagem que acione nos discentes a habilidade da oralidade de forma contextualizada, a fim de torná-los cidadãos capacitados para os diversos usos da linguagem.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 3ª versão revista. Brasília, MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 25 de Agosto de 2021.
BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
CEREJA, William; COCHAR, Thereza. Português Linguagens. 4ª ed. São Paulo: Editora Atual, 2014.
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção textual. 2ª edição. São Paulo: FTD Editora – Educação, 2015.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
FERRAREZI JR., Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Flávia Elizabeth de Oliveira Gomes; Jéssica Inácio Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.