Uma prática guiada de leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.7.2-5

Palavras-chave:

Letramento. Ensino. Leitura literária.

Resumo

O presente artigo aborda um conjunto de encontros, na sala de aula, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da leitura literária vivenciados com uma turma do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cícero Virgíneo, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Analisamos e discutimos, neste trabalho, os limites e alcances vivenciados no projeto de extensão “O Ensino da Leitura de Gêneros Textuais no Ciclo de Alfabetização na Rede Municipal de Campina Grande/PB” PROBEX/UEPB 2017-2018 nos pontos relacionados à formação do leitor literário nos anos iniciais do ensino fundamental. Para este artigo, foram escolhidas as aulas referentes aos gêneros literário poesia e conto infantil, uma vez que, durante toda a extensão, foram trabalhados gêneros textuais diferentes. Para o desenvolvimento das atividades realizadas em sala de aula tomamos como base a sequência básica proposta por Cosson (2006) composta por quatro passos, a saber: motivação, introdução, leitura e interpretação. Utilizamos, nas aulas, dois poemas escritos por Souza (2016, 2018). Como principal resultado, observou-se uma evolução considerável em relação à leitura e interpretação de textos. Como conclusão, realizou-se uma explanação sobre como se pode melhorado nos próximos trabalhos em relação a leitura literária e as sequências didáticas nas atividades pedagógicas em sala de aula.

Biografia do Autor

Rossana Emanuele, UEPB

Graduada em Letras- Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Fabíola Mônica S. Gonçalves, UFPE

Doutorado em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - da Universidade Federal de Pernambuco.

Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional de Formação de Professores - PPGFP da Universidade Estadual da Paraíba .

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Publicado

29.07.2020

Como Citar

Rossana Emanuele, & Gonçalves, F. M. S. (2020). Uma prática guiada de leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental. DISCURSIVIDADES, 7(2), 115–148. https://doi.org/10.29327/256399.7.2-5