O professor de Língua Portuguesa e o ensino da gramática: licenciatura e ensino básico em uma perspectiva circular
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.8.1-1Palavras-chave:
Formação docente. Língua Portuguesa. Ensino de gramática.Resumo
Este artigo busca sugerir reflexões relativas ao ensino de gramática nos níveis básico e superior a partir de uma perspectiva interacionista da linguagem, tendo em vista a necessidade de alinhar as diversas concepções gramaticais atuais com a prática docente. Nesse sentido, propõe contribuições concernentes ao ensino de gramática a partir de um viés produtivo e contextualizado, bem como aponta possíveis etapas metodológicas que contribuam para diminuir as assimetrias entre a teoria e a aplicação do ensino de Língua Portuguesa por parte dos professores, tais como identificação de conteúdos gramaticais e suas abordagens, consulta a documentos oficiais (PCNs e BNCC) e verificação contextual de egressos de cursos de Licenciatura em Letras. Diante desse cenário, nota-se a importância de uma formação básica do discente mais coerente com um ensino pautado em uma visão mais dinâmica e estimulante, que, por sua vez, possa sanar as dificuldades de ensino-aprendizagem da gramática da Língua Portuguesa.
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