Atividades e tarefas escolares na formação docente inicial: uma análise de enunciados de escrita
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.11.2-8Palavras-chave:
Formação docente inicial. Enunciados. Atividade de escrita.Resumo
O presente artigo contempla um estudo sobre a elaboração de atividades de escrita, em contexto de formação docente inicial. Sabemos que elaborar atividades e tarefas escolares é uma prática inerente à atuação docente, visto que o professor produz constantemente atividades aplicadas em sala de aula, para mobilizar saberes dos alunos, no processo de aprendizagem. Entretanto, por vezes essa prática carece de ser sistematizada, em cursos de licenciatura. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma metodologia em que investigamos a produção de enunciados de atividades de escrita, elabora- das por alunos pré-concluintes do curso de Letras Língua Portuguesa. Para tanto, fundamentamo-nos em Araújo (2017), que trata sobre enunciados de atividades; Antunes (2003; 2009), que discute sobre atividade de escrita. Os resultados da análise apontam para o fato de que os professores em formação inicial, apesar de não terem experiência com a prática de elaborar enunciados, demonstram um desenvolvimento satisfatório nas atividades de escrita elaboradas. Tal resultado evidencia, pois, um processo de orientação, planejamento e (re)elaboração dos enunciados.
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 207-216
ARAÚJO, Denise Lino de. Enunciados de atividades e tarefas escolares: modos de fazer. Olinda: Livro rápido, 2014
MIRANDA, Made Júnior. A lição de casa escolar e o ensino desenvolvimental. In: Perspectivas atuais na formação de professores. / Ricardo Luiz de Bittencourt; Neila Carla Camerini (Organizadores). – Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2016. (Série Perspectivas atuais na formação de professores; vol. 1)
MOITA LOPES, Luis Paulo da. Por uma linguística Aplicada Indisciplinar. 2ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Adna Sousa; Clara Regina Rodrigues de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.