Um olhar antirracista nas aulas de língua(gem): uma proposta de letramento(s) a partir do gênero conto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.13.2-5

Palavras-chave:

Gênero conto, Antirracismo, Letramento

Resumo

Este trabalho visa ampliar o conhecimento dos alunos, promovendo práticas de leitura e escrita em ambientes escolares com ênfase na temática afro-brasileira. Isso é feito através de propostas de letramento orientado para a formação crítica e cívica de alunos do ensino fundamental, sob uma perspectiva multicultural. O objetivo geral é apresentar uma sequência de atividades que promovam a leitura e a escrita, a partir de contos afro-brasileiros, para turmas do oitavo ano do ensino fundamental. Para isso, baseamos nossa investigação nas teorias do Letramento e na temática afro-brasileira, conforme abordadas por autores como Kleiman (1995), Antunes (2009), Coppi (2016), Munanga (2005), Pereira (2016) e outros. Portanto, as atividades propostas neste trabalho, utilizando o gênero conto, têm como objetivo desenvolver a consciência crítica dos alunos, tornando-os agentes sociais colaborativos e atuantes na luta contra o racismo institucionalizado.

Biografia do Autor

André Luiz Souza-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba – (UFPB/PROLING/CAPES).

Paulo Fernando José Soares da Silva, IFRO

Graduado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e especializando no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

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Publicado

30.09.2023

Como Citar

Souza-Silva, A. L., & Soares da Silva, P. F. J. (2023). Um olhar antirracista nas aulas de língua(gem): uma proposta de letramento(s) a partir do gênero conto . DISCURSIVIDADES, 13(2), e1322308. https://doi.org/10.29327/256399.13.2-5