Google Maps e letramentos digitais na aula de inglês: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.14.1-1Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Aula de Inglês, Letramentos Digitais, Google MapsResumo
Neste trabalho, abordamos as práticas de letramentos digitais (FREITAS, 2010) no ensino fundamental durante o Estágio Supervisionado II em uma universidade pública da Paraíba. Através da aplicação de uma sequência didática (CRISTOVÃO, 2009), utilizamos como foco de estudo e produção o Google Maps. Sendo assim, objetivamos analisar as práticas de letramentos digitais, em relação ao uso do Maps em sala de aula. Esta pesquisa classifica-se como um estudo de caso qualitativo-interpretativista (MOREIRA; CALEFFE, 2008). Na análise, descrevemos como os estudantes interagiram com o website e contrastamos o modelo de panfletos produzidos pelos estagiários com os feitos pelos estudantes. A pesquisa identificou os seguintes aspectos: de um lado, resistência ao uso do Maps em Inglês, além da falta de acesso a instrumentos digitais. Por outro lado, aquisição dinâmica de vocabulário e maior nível de engajamento dos alunos.
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