Além das notas: o reconhecimento das emoções dos alunos na sala de aula de língua inglesa
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Reconhecimento emocional, Aula de língua estrangeiraResumo
Este artigo objetiva discutir, a partir da experiência em Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Letras-Inglês, a importância de considerar o emocional dos discentes no ambiente escolar, bem como os desafios de uma prática docente autônoma no que tange ao reconhecimento socioemocional e as particularidades que circundam o desempenho escolar do alunado. Assim, como aporte teórico, ancoramo-nos em Kumaravadivelu (1994, 2003), Fonseca (2016), Freire (2011), Machado (2011) e Silva (2017), dentre outros, ao mobilizar discussões voltadas ao ensino de línguas em uma perspectiva disruptiva. Em termos metodológicos, a pesquisa classifica-se como interpretativista, qualitativa, exploratória e como um estudo de caso (GONSALVES, 2003; MOREIRA; CALEFFE, 2008). Após análise da investigação, compreendemos que se faz necessário que o professor de línguas trabalhe por meio de atividades que considerem o emocional de seus alunos, priorizando o bem-estar de todos, inclusive o seu próprio, pois isso impacta diretamente no desempenho das notas escolares.
Referências
BERNABÉ, F. O uso da língua materna no ensino de língua estrangeira. Diálogos Pertinentes, v. 4, n. 4, p. 243-257, 2008. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/lem_artigos/bernabe.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2024.
BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Pearson Longman, 2007.
FONSECA, K. Investigação-ação: uma metologia [sic] para prática e reflexão docente. Revista Onis Ciência, Portugal, vol. 1, 2012. Disponível em: <https://revistaonisciencia.com/wp-content/uploads/2020/02/2ED02-ARTIGO-KARLA.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2023.
FONSECA, V. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista psicopedagoga, São Paulo, vol. 33, 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000300014>. Acesso em: 22 jun. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 3ª ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.
KLEIMAN, A.; VIANNA, C.; DE GRANDE, P. A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Calidoscópio, v. 17, n. 4, p. 724-742, 2019. Disponível em: <https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.04>. Acesso em 17 dez. 2023.
KUMARAVADIVELU, B. The Postmethod Condition: (E)merging Strategies for Second/Foreign Language Teaching. TESOL Quarterly, v. 28, n. 1, p. 27-48, 1994. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/3587197>. Acesso em: 03 jan. 2024.
KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven and London: Yale University Press, 2003.
MACHADO, L. et al. Teoria das emoções em Vigotski. Scielo Brasil, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/cvL9hMXKctvZpzF3nLFdyYw/#:~:text=Para%20Vigotski%2C%20as%20emo%C3%A7%C3%B5es%20s%C3%A3o,com%20outros%20do%20psiquismo%20humano>. Acesso em: 15 jun. 2023.
MOITA LOPES, L. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. Parábola, 2006. p. 13-44.
MONTE MÓR, W. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. Letras & Letras, v. 26, p. 469-478, 2011. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25637>. Acesso em 17 dez. 2023.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PEREIRA, E. O papel da língua materna na aquisição da língua estrangeira. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 53–62, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1600. Acesso em: 17 dez. 2023.
SILVA, R. As emoções e sentimentos na relação professor-aluno e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem: contribuições da teoria de Henri Wallon. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2017.
SMIRNOV, A. Las emociones y los sentimientos. In: SMIRNOV, A.; LEONTIEV, A.; RUBINSHTEIN, S.; TIEPLOV, B. M (org.). Psicologia. México: Editorial Grijalbo S. A, 1969. p. 355-381.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Gabriel Cordeiro Silva; Claryce Cunha de Araújo Torres; Maria Vitória Gonçalves Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.