Além das notas: o reconhecimento das emoções dos alunos na sala de aula de língua inglesa

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Reconhecimento emocional, Aula de língua estrangeira

Resumo

Este artigo objetiva discutir, a partir da experiência em Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Letras-Inglês, a importância de considerar o emocional dos discentes no ambiente escolar, bem como os desafios de uma prática docente autônoma no que tange ao reconhecimento socioemocional e as particularidades que circundam o desempenho escolar do alunado. Assim, como aporte teórico, ancoramo-nos em Kumaravadivelu (1994, 2003), Fonseca (2016), Freire (2011), Machado (2011) e Silva (2017), dentre outros, ao mobilizar discussões voltadas ao ensino de línguas em uma perspectiva disruptiva. Em termos metodológicos, a pesquisa classifica-se como interpretativista, qualitativa, exploratória e como um estudo de caso (GONSALVES, 2003; MOREIRA; CALEFFE, 2008). Após análise da investigação, compreendemos que se faz necessário que o professor de línguas trabalhe por meio de atividades que considerem o emocional de seus alunos, priorizando o bem-estar de todos, inclusive o seu próprio, pois isso impacta diretamente no desempenho das notas escolares.

Biografia do Autor

Francisco Gabriel Cordeiro da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Professor de Língua Inglesa vinculado ao Departamento de Letras e Artes da UEPB. 

Claryce Cunha de Araújo Torres, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduanda em Letras-Inglês pela UEPB.

Maria Vitória Gonçalves Maciel, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduanda em Letras-Inglês pela UEPB.

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Publicado

25.05.2024

Como Citar

Silva, F. G. C. da, Cunha de Araújo Torres, C., & Maciel, M. V. G. (2024). Além das notas: o reconhecimento das emoções dos alunos na sala de aula de língua inglesa. DISCURSIVIDADES, 14(1), e–1412412. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3098