Thanksgiving: proposta didática para leitura em língua inglesa no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.11.2-2

Palavras-chave:

Thanksgiving Day., Ensino de língua inglesa, Relato de experiência., Sequência didática.

Resumo

O presente artigo tem como foco apresentar um relato de experiência de duas professoras de língua inglesa inseridas na rede privada de ensino dos estados: Pernambuco e Paraíba. Ambas trabalharam a mesma sequência didática seguindo as ideias de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011) para tratar do tema geral Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) numa turma de segundo ano do Ensino Fundamental I e numa turma de sexto ano do Ensino Fundamental II. Através da compreensão dos estudos de Santaella (2007; 2014), Leffa (1996; 1998), Solé (2014) e Kleiman (2016a, 2016b) foram construídas as ideias da importância da leitura, da contextualização e da avaliação do processo de aprendizagem. Por fim, foram pontuadas algumas considerações acerca da produção final em cada turma. Os resultados demonstram que o trabalho com leitura em língua inglesa em sala de aula traz benefícios pedagógicos, motivando os alunos para o aprendizado em ambos os segmentos.

Biografia do Autor

Tatiana Ramalho Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestranda em Linguística e Ensino pela UFPB; Graduada em Jornalismo e Letras – Língua Inglesa pela UFPB; tatiramalho@hotmail.com

Samantha Joyce Ferreira Wanderley da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua estrangeira, letramento crítico, parâmetros curriculares, escola pública e ensino de literatura.

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Publicado

05.07.2022

Como Citar

Ramalho Barbosa, T., & Ferreira Wanderley da Silva, S. J. . (2022). Thanksgiving: proposta didática para leitura em língua inglesa no ensino fundamental. DISCURSIVIDADES, 11(2), e1122204. https://doi.org/10.29327/256399.11.2-2