Representações docentes: uma análise através das vozes enunciativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.13.2-3

Palavras-chave:

Ensino remoto. Vozes enunciativas. Representação.

Resumo

O presente artigo busca discutir se há interferências na representação profissional desencadeada por professores da Rede de Estadual Ensino da Paraíba, ao migrar do contexto online para o contexto presencial. tem como objetivo: analisar o conceito de representação que estão subjacentes a esses professores. Para tanto, analisamos as respostas desses professores, por meio de um questionário online. Como suporte teórico, recorremos a Moscovici (1978, 2003), ao asseverar que a representação é constituída pelas relações humanas, e nessa interação os sujeitos elaboram funções e comportamentos inseridos em um contexto; nas vozes enunciativas, proposta por Bronckart (1999), ao argumentar que as vozes são entidades que declaram a responsabilidade do que foi enunciado, julgando, avaliando e analisando. Os resultados apontam, nos discursos dos professores, uma ocorrência ora da voz do autor, ora da voz do personagem ora da voz social.

Biografia do Autor

Marcos Marques Silva, UFCG

Mestrando em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande

Williany Miranda  da  Silva, UFCG

Doutora  em  Letras  pela  Universidade  Federal  de  Pernambuco. Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: williany.miranda@professor.ufcg.edu.br

Referências

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Pericles Cunha, - São Paulo: EDUC, 1999.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 9-48.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A teoria das representações sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Vitória da Conquista: Aprender, 2004, nº 2, p. 105-114.

GALVÃO, Ana Carolina; SALVIANI, Dermeval. Educação na pandemia: a falácia do “ensino remoto”. ANDES-SN, 2021, p 36-49

M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D.; Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. In.: Revista Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível :https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9756/1/2020_Transitando%20de%20um%20ensino%20remoto%20emergencial%20para%20uma%20educa%c3%a7%c3%a3o%20digital%20em%20rede%2c%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf&gt. Acesso em: 10 de jan. 2022.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico. métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, Patrícia Irene dos. Profissão docente: um estudo das representações sociais do ser professor. Dissertação 116f. (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco – UFP, Recife, 2010.

SANTOS, E. dos; LIMA, I. de S.; SOUSA, N. J. de. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16, p. 1632-1648, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9178/7325. Acesso em: 20 de jan. 2023.

Downloads

Publicado

21.08.2023

Como Citar

Marques Silva, M., & Miranda da Silva,W. (2023). Representações docentes: uma análise através das vozes enunciativas. DISCURSIVIDADES, 13(2), e1322305. https://doi.org/10.29327/256399.13.2-3