Posicionamentos sociais na aula de língua inglesa: letramentos críticos e produção de advertisements no Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.15.2-2Palavras-chave:
Estágio Supervisionado., Ensino de inglês, Letramentos críticos, Produção de advertisements.Resumo
Este artigo situa-se no âmbito dos letramentos críticos, atentando para a relevância dessa perspectiva na formação de professores, e em especial, no ensino de língua inglesa. O trabalho ancora-se, então, nas contribuições teóricas do campo dos letramentos críticos, considerando as orientações da BNCC (BRASIL, 2018) para o ensino de inglês. Assim, esta pesquisa objetiva analisar as implicações dos letramentos críticos na formação cidadã de alunos, na aula de inglês, durante o Estágio Supervisionado por meio da produção do gênero textual advertisements. Este é um estudo de caso de abordagem qualitativa, ambientado em uma turma do 9º ano de uma escola estadual da cidade de Campina Grande, interior do estado da Paraíba. Observamos o engajamento dos discentes nos processos de leitura, planejamento e escrita dos textos, além da tomada de posições críticas e reflexivas diante de tópicos emergentes nos âmbitos de convivência escolar e social.
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