Posicionamentos sociais na aula de língua inglesa: letramentos críticos e produção de advertisements no Estágio Supervisionado

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado., Ensino de inglês, Letramentos críticos, Produção de advertisements.

Resumo

Este artigo situa-se no âmbito dos letramentos críticos, atentando para a relevância dessa perspectiva na formação de professores, e em especial, no ensino de língua inglesa. O trabalho ancora-se, então, nas contribuições teóricas do campo dos letramentos críticos, considerando as orientações da BNCC (BRASIL, 2018) para o ensino de inglês. Assim, esta pesquisa objetiva analisar as implicações dos letramentos críticos na formação cidadã de alunos, na aula de inglês, durante o Estágio Supervisionado por meio da produção do gênero textual advertisements. Este é um estudo de caso de abordagem qualitativa, ambientado em uma turma do 9º ano de uma escola estadual da cidade de Campina Grande, interior do estado da Paraíba. Observamos o engajamento dos discentes nos processos de leitura, planejamento e escrita dos textos, além da tomada de posições críticas e reflexivas diante de tópicos emergentes nos âmbitos de convivência escolar e social.

 

Biografia do Autor

Francisco Gabriel Cordeiro da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Professor de Língua Inglesa vinculado ao Departamento de Letras e Artes da UEPB.

Giulianne Vieira Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Letras-Inglês pela UEPB

Vit´ória Aparecida de Oliveira Andrade, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Letras-Inglês pela UEPB.

Referências

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Silva, F. G. C. da, Vieira Santos, G., & Andrade, V. A. de O. (2024). Posicionamentos sociais na aula de língua inglesa: letramentos críticos e produção de advertisements no Estágio Supervisionado. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522404. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3092