Ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.15.2-4

Palavras-chave:

Inclusive Education., English Language., Deaf Students.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar estratégias didático-pedagógicas que podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como referencial teórico, discorremos sobre as modalidades de educação especial e educação inclusiva, nos apoiamos em alguns documentos legais que respaldam o direito à educação inclusiva e refletimos sobre as peculiaridades relacionadas ao ensino de inglês para surdos. Quanto à metodologia, classificamos este trabalho como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual tivemos como corpus quatro pesquisas realizadas em contextos de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como resultados, conseguimos identificar nas quatro pesquisas analisadas algumas estratégias didático-pedagógicas que se mostraram mais eficazes, dentre as quais, podemos destacar: a importância do professor aprender Libras, o papel do intérprete nesse contexto e a relevância de fazer uso de materiais didáticos adaptados e de tecnologias assistivas em sala de aula.

Biografia do Autor

Karyne Soares Duarte Silveira Silveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do curso de Letras-Inglês do Departamento de Letras e Artes da UEPB.

Martha Raffaela Barbosa Barros, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba (2022). Professora de Língua Inglesa em diversas instituições de ensino desde  2018.

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Silveira, K. S. D. S., & Martha Raffaela Barbosa Barros. (2024). Ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522406. https://doi.org/10.29327/256399.15.2-4