Ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva

Autores

Palavras-chave:

Inclusive Education., English Language., Deaf Students.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar estratégias didático-pedagógicas que podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como referencial teórico, discorremos sobre as modalidades de educação especial e educação inclusiva, nos apoiamos em alguns documentos legais que respaldam o direito à educação inclusiva e refletimos sobre as peculiaridades relacionadas ao ensino de inglês para surdos. Quanto à metodologia, classificamos este trabalho como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual tivemos como corpus quatro pesquisas realizadas em contextos de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como resultados, conseguimos identificar nas quatro pesquisas analisadas algumas estratégias didático-pedagógicas que se mostraram mais eficazes, dentre as quais, podemos destacar: a importância do professor aprender Libras, o papel do intérprete nesse contexto e a relevância de fazer uso de materiais didáticos adaptados e de tecnologias assistivas em sala de aula.

Biografia do Autor

Karyne Soares Duarte Silveira Silveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do curso de Letras-Inglês do Departamento de Letras e Artes da UEPB.

Martha Raffaela Barbosa Barros, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba (2022). Professora de Língua Inglesa em diversas instituições de ensino desde  2018.

Referências

ALMEIDA, Severina; CÓRDULA, Eduardo. O papel do intérprete de Libras no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a). Editora UFPB, Paraíba, 2001.

CARVALHO, Raquel Araújo Mendes de. Desafios e possibilidades do ensino da língua inglesa para surdos. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

COLLA, Rodrigo. Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-15, jan./dez. 2020.

DIAS, Odon Bastos; SCHMIDT, Ana Paula Carvalho. Material didático visual no ensino de inglês como língua adicional para estudantes surdos. Linguagens & Cidadania, v. 20, número especial, jan./dez., 2018.

GIL, Marta. Entrevista com Marta Gil. Revista Mais 60, São Paulo, volume 29, n° 73, Abril de 2019, p. 100-109.

MACHADO, Adilma; COSTA, Dennis; DANTAS, Rosycléa. Experiências iniciais no ensino de língua inglesa para alunos surdos: compreensões da atividade educacional. In: NASCIMENTO, Kaline Brasil Pereira; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte (Org). Ensino de línguas e inclusão social. João Pessoa: Ideia, 2020, p. 31-50.

MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.

MORAES, Antônio Henrique C.; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves. Uma experiência de ensino de inglês para surdos: novas possibilidades de aquisição de fluência. In: XXIV JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE. 2012, 3, Pernambuco. Anais.. Recife, PE, 2012.

NASCIMENTO, Kaline Brasil Pereira. Em busca de práticas pedagógicas inclusivas com um aluno surdo, relato de uma primeira experiência. In: NASCIMENTO, Kaline Brasil Pereira; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte (Org). Ensino de línguas e inclusão social. João Pessoa: Ideia, 2020, p.13-29.

PLAISANCE, Eric. Da educação especial à educação inclusiva: esclarecendo palavras para definir práticas. Educação (Porto Alegre), v. 38, n. 2, p. 230-238, maio-ago. 2015.

SOUZA, Sebastiana Almeida; ALMEIDA, Sérgio Henrique de Souza. Leitura-escrita em inglês com surdos: uma abordagem dialógica. Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.1 (10. ed.), número especial, p. 140-148, Mato Grosso, jan./maio 2014.

TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; OLIVEIRA, Ana Paula Pires de. Libras no ensino de inglês mediado pelas novas tecnologias: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Linguística Aplicada - RBLA, Belo Horizonte, v. 14, n. 4, p. 1045-1072, 2014.

TONELLI, Juliana Reichert Assunção; MATEUS Elaine. Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Editora Blucher, 2017.

VELDEN, Helena Ferreira Vander; LEITE, Lúcia Pereira. A interface entre a psicologia e a inclusão educacional. In.: MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; GIROTO, Claudia Regina Mosca; SOUZA, Claudio Benedito Gomide de (org.). Diferentes olhares sobre Inclusão. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2013, p. 23-43.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Downloads

Publicado

29.04.2024

Como Citar

Silveira, K. S. D. S., & Martha Raffaela Barbosa Barros. (2024). Ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522406. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3102