Game on: avaliando o uso de jogos pedagógicos em aulas de Inglês no Estágio Supervisionado

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de língua inglesa, Jogos pedagógicos

Resumo

O uso de tecnologias e jogos têm sido adaptados, paulatinamente, para o ambiente educativo nas aulas de língua inglesa. Assim, este trabalho apresenta experiências com o uso de tecnologias digitais e jogos pedagógicos, provindas do Estágio Supervisionado do curso de Letras-Inglês. Como aporte teórico, basear-nos-emos nas contribuições de Kapp (2012), Alves et al. (2014) e Ramos e Oliveira (2022), que discutem sobre a gamificação, e Kumaravadivelu (2003) que corrobora a discussão do pós-método e o ensino de línguas. Ademais, Frigotto e Motter (2008) e Almeida Filho (1998) apresentam a importância do lúdico no âmbito escolar, bem como a relevância do uso de aparatos tecnológicos, trazidas por Cortelazzo (1996), dentre outros. Diante do exposto, essa pesquisa classifica-se como qualitativa, pesquisa de campo e exploratória (PRODANOV; FREITAS, 2013). Como resultados, constatamos que, através de jogos, os alunos desempenharam as atividades com êxito, além de mostrarem-se motivados e engajados nas aulas.

Biografia do Autor

Francisco Gabriel Cordeiro Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Professor de Língua Inglesa vinculado ao Departamento.

Ana Patrícia de Farias Aires, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduanda em Letras-Inglês pela UEPB.

Mayara Monick Pereira Gusmão, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduada em Letras-Inglês pela UEPB.

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Silva, F. G. C., Aires, A. P. de F., & Gusmão, M. M. P. (2024). Game on: avaliando o uso de jogos pedagógicos em aulas de Inglês no Estágio Supervisionado. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522409. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3103