Gramática descritiva como ponto de partida para a compreensão das variações linguísticas

Autores

Palavras-chave:

Gramática descritiva. Variação linguística. Língua.

Resumo

RESUMO: O propósito central deste trabalho é analisar a gramática descritiva como fundamento para compreender as diversas manifestações plurais da língua. A pesquisa focaliza a variação linguística como uma expressão cultural e social sistematizada, examinada minuciosamente pela sociolinguística. Os objetivos específicos envolvem a comparação entre a gramática normativa e descritiva, destacando abordagens e definições por meio de exemplos ilustrativos. Além disso, busca demonstrar como o ensino da gramática tradicional nas escolas pode dificultar a aprendizagem linguística dos alunos e investigar, sob uma perspectiva histórica, as transformações na língua portuguesa, considerando influências externas e internas no modo de expressão e fala. Para fundamentar teoricamente, o trabalho destaca renomados linguistas, como Perini (2005; 1997) e Bagno (2002; 2004; 2007; 2009) e demais autores com materiais digitais, abordando a evolução da língua e sua heterogeneidade, refletindo no comportamento linguístico dos usuários e permitindo-lhes desenvolver uma identidade de fala própria. Assim, o método adotado é qualitativo e bibliográfico. Conclui-se que essa abordagem é crucial para a compreensão da língua, enriquecendo positivamente a linguagem humana, e reconhecendo a diversidade linguística como parte integrante da comunicação.
Palavras-chaves : Gramática descritiva. Variação linguística. Língua.

Biografia do Autor

Priscila Nunes Brazil, UFCG

Mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de C pina Grande (UFCG), na área de concentração Estudos Linguísticos.

Luana Raissa, UEPB

Graduanda em Letras-Português (UEPB).

Alice Cristine Araújo Costa Santos, UEPB

Graduanda em Letras-Português (UEPB).

Referências

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Nunes Brazil, P., Raissa, L., & Santos, A. C. A. C. (2024). Gramática descritiva como ponto de partida para a compreensão das variações linguísticas. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522411. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3135

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Artigos

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