Gramática descritiva como ponto de partida para a compreensão das variações linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.15.2-9Palavras-chave:
Gramática descritiva. Variação linguística. Língua.Resumo
RESUMO: O propósito central deste trabalho é analisar a gramática descritiva como fundamento para compreender as diversas manifestações plurais da língua. A pesquisa focaliza a variação linguística como uma expressão cultural e social sistematizada, examinada minuciosamente pela sociolinguística. Os objetivos específicos envolvem a comparação entre a gramática normativa e descritiva, destacando abordagens e definições por meio de exemplos ilustrativos. Além disso, busca demonstrar como o ensino da gramática tradicional nas escolas pode dificultar a aprendizagem linguística dos alunos e investigar, sob uma perspectiva histórica, as transformações na língua portuguesa, considerando influências externas e internas no modo de expressão e fala. Para fundamentar teoricamente, o trabalho destaca renomados linguistas, como Perini (2005; 1997) e Bagno (2002; 2004; 2007; 2009) e demais autores com materiais digitais, abordando a evolução da língua e sua heterogeneidade, refletindo no comportamento linguístico dos usuários e permitindo-lhes desenvolver uma identidade de fala própria. Assim, o método adotado é qualitativo e bibliográfico. Conclui-se que essa abordagem é crucial para a compreensão da língua, enriquecendo positivamente a linguagem humana, e reconhecendo a diversidade linguística como parte integrante da comunicação.
Palavras-chaves : Gramática descritiva. Variação linguística. Língua.
Referências
BAGNO, M. Língua materna, letramento, variação e ensino. In : a inevitável travessia: da prescrição gramatical à educação linguística. São Paulo, parábola, 2002, p. 13-80.
BAGNO, M. Português ou brasileiro? Convite à pesquisa. 4°ed. São Paulo, parábola, 2004.
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso. Por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, M. Não é errado falar assim! São Paulo, parábola, 2009, p. 36.
PERINI, M.A. Sofrendo a gramática. São Paulo, Ática, 1997.
PERINI, M.A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Editora Ática, 2005.
SANTOS, J. Letramento, variação linguística e ensino de português. Linguagem em discurso – LemD, tubarão. v.5, n.1, p.119-134, 2004. Disponível em:https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/304/320&ved=2ahUKEwie5P’b_ZKDAxVOO7kGHa60C-YQFnoECCoQAQ&usg=AOvVaw1yOVXI9j3rKX1S86NxKO2u . Acesso em: 13 dez de 2023.
TIMBANE, A A. QUIRAQUE, Z A S. Língua ou línguas portuguesas? A variação linguística e ensino nos países lusófonos. In book: Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade. Etena Editora, 2019. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.researchgate.net/publication/331052970_LINGUA_OU_LINGUAS_PORTUGUESAS_A_VARIACAO_LINGUISTICA_E_ENSINO_NOS_PAISES_LUSOFONOS&ved=2ahUKEwj_rNSxgJODAxXmrJUCHb_yD18QFnoECBoQAQ&usg=AOvVaw1hfDp8OboBknzCWQEpQHyU . Acesso em: 13 dez de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Nunes Brazil; Luana Raissa; Alice Cristine Araújo Costa Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.