Ensino de leitura em língua inglesa em perspectiva dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.9.2-4

Palavras-chave:

Leitura em Língua Inglesa. Enunciados. Análise Dialógica do Discurso.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de enunciação nas atividades de leitura de LI que compõe um portfólio utilizado para o ensino remoto de uma turma do 2º ano do ensino médio de uma Escola da Rede Estadual Pública.  Para isso, observamos como os enunciados podem interferir na compreensão por parte dos alunos e verificamos a presença de fatores que facilitam a interação discursiva. Nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da Análise Dialógica do Discurso (ADD) do Círculo de Bakhtin (2000 [1992]); Santos (2013); Volóchinov (2018); Xavier (2020), além de Lino de Araújo (2017) ao tratar de enunciados de atividades e tarefas escolares. Metodologicamente, a presente pesquisa classifica-se como de natureza documental e abordagem qualitativa e interpretativa. Os resultados evidenciam que os enunciados de algumas das tarefas analisadas apresentam vaguezas que podem refletir na compreensão por parte dos alunos. De maneira geral, a atividade de leitura está voltada para a compreensão do texto e aprendizagem do léxico, porém a atividade apresenta fatores que podem contribuir para o ensino de leitura na perspectiva de interação discursiva. Essa constatação leva a refletir sobre a possibilidade de ampliar a atividade, visando promover o ensino dialógico de leitura de LI.      

Biografia do Autor

Shirley Brito, Universidade Federal de Campina Grande UFCG

Mestranda na Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, Campina Grande, Brasil.

Eliete Correia dos Santos, UEPB/UFCG

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES.

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Publicado

26.07.2021

Como Citar

Brito, S., & Santos, E. C. dos . (2021). Ensino de leitura em língua inglesa em perspectiva dialógica. DISCURSIVIDADES, 9(2), 78–105. https://doi.org/10.29327/256399.9.2-4