Universidade para todos (UPT): uma política afirmativa para o ensino democrático de línguas estrangeiras de jovens e adultos

Autores

  • Kelly Barros Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0003-3999-3292
  • Arly Alef Araujo Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Letícia Borges Goes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.10.1-1

Palavras-chave:

Línguas estrangeiras, Universidade, Democrático.

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a questão do ensino das línguas estrangeiras dentro do contexto da UPT, cuja composição é de alunos(as) jovens e adultos(as) oriundos do Recôncavo Baiano e da zona rural da mesma região, cujas idades variam entre 17 e 35 e, geralmente irão prestar a seleção do ENEM do ano corrente. Os questionamentos que serão apresentados, são oriundos: das observações de aulas (realizadas pela coordenadora de monitoria); das práticas para um ensino democrático, do(a) monitor(a) (coautor(a) deste texto) e dos registros das falas dos(as) discentes. Além disso, para a construção desta narrativa, utilizou-se um questionário, cuja aplicação resultou em trinta e uma respostas e, algumas delas serão expostas no artigo, para efeito de fundamentação teórica e para que o leitor compreenda de onde falamos, de quais sujeitos estamos tratando e para que esses mesmos indivíduos tenham suas vozes reconhecidas aqui nesse espaço acadêmico.

 

Biografia do Autor

Kelly Barros Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta de língua inglesa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desenvolvo pesquisas na área de Linguística Aplicada, dentro do escopo dos seguintes temas: educação para justiça social; democratização do ensino-aprendizado de inglês como língua franca (ILF) em espaços localizados nas margens (em abrigos, hospitais, comunidades quilombolas); língua-culturas contra hegemônicas; diálogo intercultural e políticas públicas para o acesso democrático a língua inglesa. Filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros(as) (ABPN) e à Rede de Pesquisadores Negres de Estudos da Linguagem (REPENSE). Membro dos Grupos de Pesquisa: Com a palavra, mulheres quilombolas; Poiéticas: Gênero, Corpo, Cultura e Subjetividade; Inglês como Língua Franca: crítica, atitude e identidade; Formação de professores e ensino de línguas para crianças (FELICE); Grupo de Pesquisa em Estudos de Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores da UFRB (GPELI-UFRB) e Grupo de Estudos de Língua Inglesa do Recôncavo da Bahia (GELIRB).

Arly Alef Araujo Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui formação como Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi. Graduando em Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Na Embrapa Mandioca e Fruticultura trabalhou com espécies de maracujás, silvestres e comerciais, dando ênfase em tecnologia de sementes. Quando bolsista do programa PET MEC/SESu participou de visitas técnicas, organização de eventos, condução de uma área demonstrativa da cultura do mamoeiro e desenvolveu trabalhos em física de solos. Realizou mobilidade acadêmica internacional por dois semestre na Universidad Autonóma Chapingo, México, onde cursou disciplinas relacionadas ao melhoramento genético vegetal, cultivo protegido e salinidade agrícola.

Letícia Borges Goes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Discente do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde com terminalidade em Psicologia no Centro de Ciências da Saúde da UFRB. Vincula-se aos projetos: Grupo de Pesquisa e Extensão Reinventar: Psicologia e Práticas Inclusivas, Grupo Farol: Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Surdos e Surdez e Grupo Existir: pessoas em situação de vulnerabilidades existenciais e sociais. Possui experiência em francês pela Aliança Francesa e em Libras. Atualmente, atua como professora monitora de inglês do Projeto Universidade Para Todos.

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Publicado

05.03.2022

Como Citar

Santos, K. B., Araujo Santos, A. A. ., & Borges Goes, L. . (2022). Universidade para todos (UPT): uma política afirmativa para o ensino democrático de línguas estrangeiras de jovens e adultos. DISCURSIVIDADES, 10(1), e1012203. https://doi.org/10.29327/256399.10.1-1