Interações discursivas em aulas on-line de Língua Inglesa: relações dialógicas com serviços digitais
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.10.1-6Palavras-chave:
Interações discursivas, Língua Inglesa, BNCC, Gêneros do discurso, Proposta de aulaResumo
Considerando as novas formas de interação social, sobretudo, após as imposições sanitárias impostas mundialmente pela COVID-19, este estudo tem como tema e delimitação as interações discursivas mediadas por plataformas digitais no contexto de ensino de Língua Inglesa. Assumindo uma perspectiva dialógica, o objetivo deste artigo é desenvolver uma proposta de aula on-line de língua inglesa para o Ensino Fundamental com a utilização de plataformas digitais. A fundamentação teórica está alicerçada nas contribuições de Bakhtin (2016) e Volóchinov (2017), acerca dos enunciados, gêneros do discurso e interação discursiva, respectivamente. Unimos aos pressupostos da fundamentação teórica, orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), voltadas ao ensino de Língua Inglesa do Ensino Fundamental. A metodologia empregada é de uma pesquisa exploratória, bibliográfica, documental, com abordagem qualitativa de corpus. O corpus é constituído por uma proposta de aula de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental. Os resultados permitiram evidenciar que reconhecimento da aula de língua inglesa como atividade dialógica propicia diferentes interações significativas na utilização de plataformas digitais.
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL. M. da E. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB/CNE, 2018. Disponível em:http://basenacio- nalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site. pdf. Acesso em: 24 jan. 2022.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale. br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad1538f3aef538/E-book Metodologia do Trabalho Cientifico.pdf. Acesso em: 28 jan. 2022.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do cír- culo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da lin- guagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Wesley Pinto Hoffmann; Sumaya Ferreira Guedes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.