Atividades e tarefas escolares na formação docente inicial: uma análise de enunciados de escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.11.2-8

Palavras-chave:

Formação docente inicial. Enunciados. Atividade de escrita.

Resumo

O presente artigo contempla um estudo sobre a elaboração de atividades de escrita, em contexto de formação docente inicial. Sabemos que elaborar atividades e tarefas escolares é uma prática inerente à atuação docente, visto que o professor produz constantemente atividades aplicadas em sala de aula, para mobilizar saberes dos alunos, no processo de aprendizagem. Entretanto, por vezes essa prática carece de ser sistematizada, em cursos de licenciatura. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma metodologia em que investigamos a produção de enunciados de atividades de escrita, elabora- das por alunos pré-concluintes do curso de Letras Língua Portuguesa. Para tanto, fundamentamo-nos em Araújo (2017), que trata sobre enunciados de atividades; Antunes (2003; 2009), que discute sobre atividade de escrita. Os resultados da análise apontam para o fato de que os professores em formação inicial, apesar de não terem experiência com a prática de elaborar enunciados, demonstram um desenvolvimento satisfatório nas atividades de escrita elaboradas. Tal resultado evidencia, pois, um processo de orientação, planejamento e (re)elaboração dos enunciados.

Biografia do Autor

Adna Sousa, Universidade Federal de Campina Grande(UFCG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande. Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino da Paraíba. 

Clara Regina Rodrigues de Souza, Universidade Federal da Paraíba ((Proling/ UFPB/ bolsista Capes)

 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal da Paraíba ((Proling/ UFPB/ bolsista Capes)). Está como professora do Departamento de Letras e Artes, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. É integrante do: CPI da LSF (UFPB/ CNPq); HEDRA EU (Australia National University’s Institute for Communication in Healthcare); do Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL/ CNPq). Pesquisa escrita acadêmica e discurso científico.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 207-216

ARAÚJO, Denise Lino de. Enunciados de atividades e tarefas escolares: modos de fazer. Olinda: Livro rápido, 2014

MIRANDA, Made Júnior. A lição de casa escolar e o ensino desenvolvimental. In: Perspectivas atuais na formação de professores. / Ricardo Luiz de Bittencourt; Neila Carla Camerini (Organizadores). – Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2016. (Série Perspectivas atuais na formação de professores; vol. 1)

MOITA LOPES, Luis Paulo da. Por uma linguística Aplicada Indisciplinar. 2ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010

Downloads

Publicado

27.11.2022

Como Citar

Sousa, A., & Rodrigues de Souza, C. R. (2022). Atividades e tarefas escolares na formação docente inicial: uma análise de enunciados de escrita. DISCURSIVIDADES, 11(2), e1122212. https://doi.org/10.29327/256399.11.2-8