Competências do texto dissertativo-argumentativo do Enem: dificuldades e desafios no processo de leitura e de escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.12.1-6

Palavras-chave:

Texto dissertativo-argumentativo. Dificuldades. Ensino Médio.

Resumo

A pesquisa em tela tem o objetivo de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio nas competências exigidas pela redação do Enem. Elegemos como procedimento metodológico a pesquisa de natureza qualitativa de base documental. Como sustentação teórica, utilizamos Tavares & Cardoso (2018), Marcuschi (2008), Vanda Elias (2014), Koch (2004), entre outros. As dificuldades identificadas são compreendidas como fatores decorrentes de um ensino deficitário, além da falta do hábito de leitura e escrita, essenciais para que os alunos desenvolvam textos objetivos, coerentes, coesos e, sobretudo, significativos. Nesse sentido, este trabalho mostra o quão relevante é incentivar os alunos à prática da leitura e da escrita, para que possam se tornar produtores de textos críticos e reflexivos.

 

Biografia do Autor

Bruna Maria Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Estado da Paraíba.

Letícia Paulo de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Matheus Kennedy de Macêdo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduando em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Tierry Mahon Gomes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

 Graduando em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

23.03.2023

Como Citar

Santos, B. M., Paulo de Oliveira, L., Kennedy de Macêdo, M., & Mahon Gomes, T. (2023). Competências do texto dissertativo-argumentativo do Enem: dificuldades e desafios no processo de leitura e de escrita. DISCURSIVIDADES, 12(1), e1212308. https://doi.org/10.29327/256399.12.1-6