Os conflitos vivenciados no contexto do Programa de Residência Pedagógica/Letras-Português: as revelações de residentes sobre as primeiras experiências docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.15.2-3

Palavras-chave:

Conflitos. Programa de Residência Pedagógica. Formação Inicial. Linguística Aplicada.

Resumo

Programas voltados à formação inicial de professores, como o Programa de Residência Pedagógica (PRP), surgem para fortalecer a atuação dos futuros docentes (Brasil, 2002). Neste cenário, o presente artigo pretende analisar os conflitos vivenciados por dois residentes, ao refletirem, em um relato de experiência, sobre suas primeiras experiências, atuando em uma turma de educação básica. Especificamente, pretende-se: investigar os conflitos estabelecidos entre o eu (residentes) com o outro (alunos e professoras) e com o objeto (ensino de língua portuguesa e tempo reduzido das aulas); e avaliar os aspectos da sobrevivência e da descoberta (Huberman, 1995), que envolvem o início de carreira, no PRP/Letras-Português. O suporte teórico para essa discussão, de natureza qualitativo-interpretativa (André, 2013), foi amparado: na Linguística Aplicada (LA) (Moita Lopes, 2009); nos anos iniciais  na docência (Huberman,(1995); e nos conflitos que envolvem o trabalho (Clot,1999; 2010; Cristóvão; Fogaça, 2008). A análise revelou que: nos conflitos com o outro, os residentes sobreviveram à pouca interação dos alunos da turma, porém descobriram, pelos os feedbacks das professoras, que ser professor vai além de dar aulas; e, nos conflitos com o objeto, perceberam que precisavam aprofundar os conhecimentos gramaticais e adaptar os planejamentos ao tempo reduzida das aulas, na escola

Biografia do Autor

Tatiana Fernandes Sant’ana, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora pela UFPB. Professora da Universidade Estadual da Paraíba.

Tierry Mahon, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduando em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba

Emanoella Barros Casulo, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Sant’ana, T. F., Mahon, T., & Casulo, E. B. (2024). Os conflitos vivenciados no contexto do Programa de Residência Pedagógica/Letras-Português: as revelações de residentes sobre as primeiras experiências docentes. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522405. https://doi.org/10.29327/256399.15.2-3