Google Maps e letramentos digitais na aula de inglês: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.14.1-1

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Aula de Inglês, Letramentos Digitais, Google Maps

Resumo

Neste trabalho, abordamos as práticas de letramentos digitais (FREITAS, 2010) no ensino fundamental durante o Estágio Supervisionado II em uma universidade pública da Paraíba. Através da aplicação de uma sequência didática (CRISTOVÃO, 2009), utilizamos como foco de estudo e produção o Google Maps. Sendo assim, objetivamos analisar as práticas de letramentos digitais, em relação ao uso do Maps em sala de aula. Esta pesquisa classifica-se como um estudo de caso qualitativo-interpretativista (MOREIRA; CALEFFE, 2008). Na análise, descrevemos como os estudantes interagiram com o website e contrastamos o modelo de panfletos produzidos pelos estagiários com os feitos pelos estudantes. A pesquisa identificou os seguintes aspectos: de um lado, resistência ao uso do Maps em Inglês, além da falta de acesso a instrumentos digitais. Por outro lado, aquisição dinâmica de vocabulário e maior nível de engajamento dos alunos.

Biografia do Autor

Francisco Gabriel Cordeiro da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Professor de Língua Inglesa vinculado ao Departamento de Letras e Artes da UEPB.

Gabriel Gonçalves Benjamim de Souza, UEPB

Graduando em Letras-Inglês na UEPB

Felipe Barbosa dos Santos, UEPB

Graduado em Letras Inglês pela UEPB.

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Publicado

29.03.2024

Como Citar

Silva, F. G. C. da, Gonçalves Benjamim de Souza, G., & Santos, F. B. dos. (2024). Google Maps e letramentos digitais na aula de inglês: um estudo de caso. DISCURSIVIDADES, 14(1), e–1412405. https://doi.org/10.29327/256399.14.1-1