Relato de experiência: Utilização do aplicativo Podcasters no Ensino da língua Espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.15.2-8

Palavras-chave:

Ensino de línguas. Novas tecnologias. Formação de professores.

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta um relato de experiência propondo uma análise do gênero
podcast na aula de língua estrangeira, ao mesmo tempo que destaca o potencial didático do aplicativo
Podcasters no contexto do Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Por meio deste
aplicativo, que atualmente está integrado à plataforma de streaming Spotify, o discente adquire a
capacidade de elaborar seu próprio podcast no ambiente escolar. O escopo deste estudo visa a
apresentação deste recurso como uma ferramenta pedagógica de múltiplas facetas, a ser incorporada
ao cenário educacional, consequentemente evidencia a trajetória de desenvolvimento deste gênero,
culminando em sua consolidação contemporânea na sala de aula.

 

Biografia do Autor

Isabela Cristina Tavares da Silva, UEPB

Doutora em Letras (UFPE); Professora Substituta na Universidade Estadual da Paraíba

Márcia Gomes da Barros, UEPB

Graduanda em Letras Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba

Referências

FREIRE, Eugênio Pacceli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia

educacional. Educação em Revista, Marília, v.18, n.2, p. 55-70, Jul.-Dez., 201. Disponível

em:<https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414/4685?authu

ser=0> Acesso em: 12 de out. de 2023.

FALCÃO, Bárbara Mendes; TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. O podcast como gênero

jornalístico. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belém - PA – 2 a 7/09/2019.

Disponível em: <chrome-

extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://portalintercom.org.br/anais/nacional20

/resumos/R14-1367-1.pdf> Acesso em: 12 de out de 2023.

LORENSET, Caroline Chioquetta; TUMOLO, Celso Henrique Soufen; BENDER, Marinho

Cristiel. O uso de vídeos e histórias digitais como recursos digitais na sala de aula de

inglês como língua estrangeira. Revista X, [S.l.], v. 16, n. 3, p. 728-741, jun. 2021. ISSN

-0614. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/79513>. Acesso em:

out. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79513.

TOLOMEI, Cristiane varrete; SOUZA, Fábio Marques de; JUNIOR, José Veranildo Lopes da

costa; VICENTE, Renata Barbosa. Confluências entre textos, tecnologias e Educação. São

Paulo, Mentes abertas, 2019, 152 p.TUMOLO, C. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha

do Desterro, Florianópolis, v. 66, p. 203-238, 2014. Disponível em: <

https://www.scielo.br/j/ides/a/wCzzbBnyFBykGPtR6qjJyFC/?format=pdf>. Acesso em: 29 de

out. de 2023.

Downloads

Publicado

29.04.2024

Como Citar

Tavares da Silva, I. C., & Gomes da Barros, M. (2024). Relato de experiência: Utilização do aplicativo Podcasters no Ensino da língua Espanhola. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522410. https://doi.org/10.29327/256399.15.2-8