Relato de experiência: Utilização do aplicativo Podcasters no Ensino da língua Espanhola
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.15.2-8Palavras-chave:
Ensino de línguas. Novas tecnologias. Formação de professores.Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta um relato de experiência propondo uma análise do gênero
podcast na aula de língua estrangeira, ao mesmo tempo que destaca o potencial didático do aplicativo
Podcasters no contexto do Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Por meio deste
aplicativo, que atualmente está integrado à plataforma de streaming Spotify, o discente adquire a
capacidade de elaborar seu próprio podcast no ambiente escolar. O escopo deste estudo visa a
apresentação deste recurso como uma ferramenta pedagógica de múltiplas facetas, a ser incorporada
ao cenário educacional, consequentemente evidencia a trajetória de desenvolvimento deste gênero,
culminando em sua consolidação contemporânea na sala de aula.
Referências
FREIRE, Eugênio Pacceli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia
educacional. Educação em Revista, Marília, v.18, n.2, p. 55-70, Jul.-Dez., 201. Disponível
em:<https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414/4685?authu
ser=0> Acesso em: 12 de out. de 2023.
FALCÃO, Bárbara Mendes; TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. O podcast como gênero
jornalístico. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belém - PA – 2 a 7/09/2019.
Disponível em: <chrome-
extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://portalintercom.org.br/anais/nacional20
/resumos/R14-1367-1.pdf> Acesso em: 12 de out de 2023.
LORENSET, Caroline Chioquetta; TUMOLO, Celso Henrique Soufen; BENDER, Marinho
Cristiel. O uso de vídeos e histórias digitais como recursos digitais na sala de aula de
inglês como língua estrangeira. Revista X, [S.l.], v. 16, n. 3, p. 728-741, jun. 2021. ISSN
-0614. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/79513>. Acesso em:
out. 2023. doi:http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79513.
TOLOMEI, Cristiane varrete; SOUZA, Fábio Marques de; JUNIOR, José Veranildo Lopes da
costa; VICENTE, Renata Barbosa. Confluências entre textos, tecnologias e Educação. São
Paulo, Mentes abertas, 2019, 152 p.TUMOLO, C. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha
do Desterro, Florianópolis, v. 66, p. 203-238, 2014. Disponível em: <
https://www.scielo.br/j/ides/a/wCzzbBnyFBykGPtR6qjJyFC/?format=pdf>. Acesso em: 29 de
out. de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Isabela Cristina Tavares da Silva; Márcia Gomes de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.