Reflexões sobre o uso das TIC no ensino remoto de língua espanhola durante o COVID 19 para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.12.1-10Palavras-chave:
Ensino de línguas. Novas tecnologias. Formação de professores.Resumo
Esta pesquisa refletiu sobre a formação docente para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), no contexto de ensino de língua espanhola, a partir de um relato de experiência de educação remota, junto a um grupo de jovens e adultos num centro interescolar de línguas do DF, em razão da pandemia do Covid 19. O relato de experiência provocou reflexões, entre elas: 1) a formação docente para o uso das plataformas para o ensino remoto; 2) as estratégias para o ensino de língua espanhola no ambiente virtual; 3) os desafios e os legados para o retorno às classes presenciais. Por meio da narrativa, espera-se contribuir para a formação dos docente no uso das novas tecnologias, bem como na construção de condições estruturais que tornem realidade o usufruto do uso dessas novas tecnologias em sala de aula.
Referências
ALMEIDA, Patricia Vasconcelos; FERREIRA, Helena Maria. Formação de professores de línguas: ensino e práticas digitais, Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 102–119, Disponível em:< https://revistas.ufg.br/sv/article/view/60194 >. Acesso em set. 2022.
AZNAR, José de la Peña. Educación y Tecnología. In: ORTEGA, José Hernández; et al. (Coord.) Experiencias educativas en las aulas del siglo XXI: innovación con TIC.
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2008.
CÓRDULA, E. B. L.;NASCIMENTO,G.C.C. A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 18,p. 1-10, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/12/a-produo-do-conhecimento-na-construo-do-saber-sociocultural-e-cientfico. Acesso em: 28 mar. 2021
OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes. Docência e Tecnologias: novas demandas, menos saberes. Disponível em:< https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID8215_07092015195048.pdf>. Acesso em set, 2022.
RODRIGUES, Ricardo Allan de Carvalho. O uso dos referenciais culturais no ensino da língua espanhola: relato da experiência em um centro interescolar de línguas do DF. Pesquisas e Inovações em Ciências Linguísticas: produções científicas multidisciplinares no século XXI, Volume 1,2022. Disponível em:<https://institutoscientia.com/catalogo/livro-linguagens-2/>. Acesso em set. 2022.
SANTOS, Exicléia Tavares. A Formação dos Professores para o uso das tecnologias digitais nos GTS formação de professores e educação e comunicação da ANPED, In: 32REUNIAO.ANPED, 2000. Disponível em:< https://www.anped.org.br/biblioteca/item/formacao-dos-professores-para-o-uso-das-tecnologias-digitais-nos-gts-formacao-de>. Acesso em set, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Ricardo Allan de Carvalho Rodrigues
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.