“Onde teu poder chega, a minha comunicação falha”: implicações para o desaparecimento de línguas e o impacto na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.15.2-11Palavras-chave:
Relações de poder. Comunicação. Desaparecimento de línguas. Formação docente.Resumo
Este estudo qualitativo, e embasado em fontes bibliográficas, visa aprofundar a compreensão das implicações do poder e da comunicação, ou sua ausência, no contexto do declínio linguístico e a importância dessa reflexão para a formação docente. Fundamentou-se, para isso, não só nas contribuições teóricas de Faraco (2019), Cardeira (2006) e Lasswell (1948), como também de autores como Freire (1991, 2004), Pimenta (2012) e Quijano (1991). Nessa abordagem, emerge a percepção de que a extinção das línguas está vinculada a um projeto hegemônico de aniquilação política e cultural, impactando a comunicação dos grupos marginalizados no âmbito do poder. Isso é refletido por meio da tentativa em produzir um trabalho que contribua para o desenvolvimento de uma perspectiva linguística que não apenas identifique as hierarquias subjacentes aos usos linguísticos, mas também problematize o desaparecimento linguístico e como este precisa ser considerado, de modo crítico, reflexivo, emancipatório e decolonial, pelos professores em formação.
Referências
BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2017.
BORELLI, J. O estágio e o desafio decolonial: (des)construindo sentidos sobre a formação de professores/as de inglês. 2018. 222 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, UFG, Goiânia, 2018.
CARDEIRA, E. História do português: o essencial sobre a. Lisboa: Caminho, 2006.
FARACO, C. História do português. São Paulo: Parábola, 2019.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
JUCÁ, L. Expandindo perspectivas: ensaios para uma formação docente decolonial. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). (De)Colonialidades na relação escola-universidade para formação de professoras(es) de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
JORDÃO, C. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico - farinhas do mesmo saco. In: ROCHA, C.; MACIEL, R. (orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. Metodologia científica. In:__ Metodologia qualitativa e quantitativa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MARQUES, S. Letramento crítico e decolonialidade no ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos (EJA). 2021. 129 f. Dissertação. (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
MEOTTI, J.; FRANK, H. Linguística aplicada e perspectivas Decolonial, Crítica e Queer. In. LUTERMAN, L. A.; POZZOBON, M. M.; SILVA, V. R. (Orgs.). Educação linguística e Formação docente: Diferentes olhares epistemológicos. Campinas: Pontes Editores, 2017.
MOURA FILHO, A. Basta de clamarmos inocência: a formação reflexiva do professor contemporâneo de línguas. In: In: SILVA, K. A. da, et al (Orgs.). A formação de professores de línguas: novos olhares – volume I. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
PIMENTA, S. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.
QUIJANO, A. Colonialidad y modernidad/racionalidade. Perú Indígena, Lima, v. 12, n. 29, p. 11-20, 1991.
RÜDIGER, F. As teorias da comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.
SILVESTRE, V. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 251-261.
SOARES, W. Des(re)territorializações da minha identidade docente registradas em diários-reflexivos: (des)encontros com a educação linguística crítica. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 1, n.9, p. 230-244, 2022.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. A formação de professores de línguas: passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. da. (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 1. Campinas: Pontes Editores, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Nunes Brazil; Marcos Aurélio Marques Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.