“Onde teu poder chega, a minha comunicação falha”: implicações para o desaparecimento de línguas e o impacto na formação docente

Autores

Palavras-chave:

Relações de poder. Comunicação. Desaparecimento de línguas. Formação docente.

Resumo

Este estudo qualitativo, e embasado em fontes bibliográficas, visa aprofundar a compreensão das implicações do poder e da comunicação, ou sua ausência, no contexto do declínio linguístico e a importância dessa reflexão para a formação docente. Fundamentou-se, para isso, não só nas contribuições teóricas de Faraco (2019), Cardeira (2006) e Lasswell (1948), como também de autores como Freire (1991, 2004), Pimenta (2012) e Quijano (1991). Nessa abordagem, emerge a percepção de que a extinção das línguas está vinculada a um projeto hegemônico de aniquilação política e cultural, impactando a comunicação dos grupos marginalizados no âmbito do poder. Isso é refletido por meio da tentativa em produzir um trabalho que contribua para o desenvolvimento de uma perspectiva linguística que não apenas identifique as hierarquias subjacentes aos usos linguísticos, mas também problematize o desaparecimento linguístico e como este precisa ser considerado, de modo crítico, reflexivo, emancipatório e decolonial, pelos professores em formação.

Biografia do Autor

Priscila Nunes Brazil, UFCG

Mestra em Linguagem e Ensino (UFCG)

Marcos Aurélio Marques Lima, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

uepb

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Brazil, P. N., & Marques Lima, M. A. (2024). “Onde teu poder chega, a minha comunicação falha”: implicações para o desaparecimento de línguas e o impacto na formação docente . DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522413. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3133