Práticas de leitura de gêneros jornalísticos no Ensino Médio: uma perspectiva Educomunicativa Decolonial
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.14.1-6Palavras-chave:
Práticas de leitura., Jornal Escolar, Ensino Médio ProfissionalizanteResumo
Este estudo investiga as práticas de leitura de gêneros jornalísticos no Ensino Médio a partir de uma perspectiva Educomunicativa Decolonial, focalizando as concepções de leitura dos/as estudantes no processo de criação do Jornal ITA. O objetivo é examinar como a produção de um jornal escolar pode influenciar a compreensão e a construção do conhecimento sobre leitura pelos/as estudantes. Utilizando uma abordagem qualitativa com viés descritivo, o estudo adotou um método de estudo de caso em uma escola de Ensino Médio Técnico-Profissionalizante, com participantes dos primeiros anos diretamente envolvidos na elaboração do jornal escolar. Os dados foram coletados por meio de observação participante, análise de questionários e revisão documental do jornal final. Em síntese, este estudo evidencia que as práticas de leitura de gêneros jornalísticos e a participação ativa dos/as tem potencial significativo para promover o desenvolvimento de habilidades críticas de leitura e engajamento com temas decoloniais.
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