Práticas de leitura de gêneros jornalísticos no Ensino Médio: uma perspectiva Educomunicativa Decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.14.1-6

Palavras-chave:

Práticas de leitura., Jornal Escolar, Ensino Médio Profissionalizante

Resumo

Este estudo investiga as práticas de leitura de gêneros jornalísticos no Ensino Médio a partir de uma perspectiva Educomunicativa Decolonial, focalizando as concepções de leitura dos/as estudantes no processo de criação do Jornal ITA. O objetivo é examinar como a produção de um jornal escolar pode influenciar a compreensão e a construção do conhecimento sobre leitura pelos/as estudantes. Utilizando uma abordagem qualitativa com viés descritivo, o estudo adotou um método de estudo de caso em uma escola de Ensino Médio Técnico-Profissionalizante, com participantes dos primeiros anos diretamente envolvidos na elaboração do jornal escolar. Os dados foram coletados por meio de observação participante, análise de questionários e revisão documental do jornal final. Em síntese, este estudo evidencia que as práticas de leitura de gêneros jornalísticos e a participação ativa dos/as tem potencial significativo para promover o desenvolvimento de habilidades críticas de leitura e engajamento com temas decoloniais.

Biografia do Autor

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

Priscila Nunes Brazil, Universidade Federal de Campina Grande

A autora compartilha da primeira autoria do artigo. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

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Publicado

25.04.2024

Como Citar

Morais Xavier, M., & Brazil, P. N. (2024). Práticas de leitura de gêneros jornalísticos no Ensino Médio: uma perspectiva Educomunicativa Decolonial. DISCURSIVIDADES, 14(1), e–1412410. https://doi.org/10.29327/256399.14.1-6