La práctica supervisada como recurso facilitador de formación docente: desafíos y reflexiones en clases de redacción

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/256399.14.1-2

Keywords:

Práctica, Producción textual, Formación docente

Abstract

Para la carrera de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), la práctica obligatoria supervisionada es esencial para el perfeccionamiento profesional de licenciandos en aula, permitiéndoles identificar desafíos existentes en la realidad escolar. En ese sentido, el presente artículo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia sobre la enseñanza de lectura y producción textual en el grupo del segundo año de la enseñanza media del Colégio Universitário (COLUN). Como procedimientos metodológicos, hicimos uso de clases expositivas-dialogadas por medio de recursos audiovisuales, sitios de lecturas en línea, el uso de la plataforma Canva y alineamiento del aula. Fundamentamos nuestras reflexões en los aportes teóricos de Batista (2018), Botelho (2018), Castellanos e Oliveira (1995), Freire (1996), Freitas (2016), Pinheiro et al (2014), Scalabrin e Molinari (2013) e Teixeira e Reis (2012). Los estudios concluyeron la necesidad de adopción  de estrategias didácticas para la enseñanza de redacción por estagiários en en aula durante sus actividades de formación.

Author Biographies

Gustavo Nascimento Barbosa, Universidade Federal do Maranhão

É graduando em Letras- Português/ Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi membro do NucLi (Espanhol) do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), ditando cursos específicos de língua espanhola para a área acadêmica da UFMA. 

Erika de Sousa Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente compõe o quadro de professores voluntários do Projeto de Extensão Entretextos, que tem o objetivo de ajudar a comunidade com aulas de redação.

Marta Maria Portugal Ribeiro Parada, Universidade Federal do Maranhão

Docente do Departamento de Letras (DELER) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) . Mestre em Literaturas Neolatinas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), sob a orientação da Profa Dra Claudia Heloisa Impellizieri (UFRJ 2005-2007).

References

BATISTA, Ana Karen Costa; DALVI, Maria Amélia. Leitura e formação docente nas licenciaturas em Letras e em Pedagogia 1. In: Literatura e educação : história, fomação e experiência / organização Maria Amélia Dalvi ... [et al.]. – Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018. 296 p. Disponível em: https://www.academia.edu/download/63530339/ebook_literatura-educacao_historia_formacao_experiencia_020200604-109396-wkd0zw.pdf#page=74 Acesso em 18 de dez de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica/MEC, 1997.]

BOTELHO, Thaís Aquino Sigarini. Formação docente: importância do estágio na relação teoria e prática e na construção da identidade. Jornada brasileira de educação e linguagem/encontro do profeduc e profletras/jornada de educação de mato grosso do sul, v. 1, n. 1, 2018.

CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez; OLIVEIRA, Wilson Raimundo de. A cultura escolar democrática no Colégio Universitário da UFMA (1980-1995) Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e160 Acesso em: 18 de dez de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.

FREITAS, Suzana Rossi Pereira Chaves de. O processo de ensino e aprendizagem: a importância da didática. FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, VIII, Trabalho curricular apresentado para a disciplina de Didática e organização do trabalho escolar, p. 1-6, 2016.

PINHEIRO, Tarciana Dos Santos et al.. O papel do estágio na formação de professores: as contribuições para a formação na diversidade. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em:https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9036. Acesso em: 18/12/2023

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

TEIXEIRA, Madalena T.; REIS, Maria F. A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Revista Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, p. 162-187, 2012.

Published

2024-03-29

How to Cite

Nascimento Barbosa, G., de Sousa Monteiro, E., & Portugal Ribeiro Parada, M. M. (2024). La práctica supervisada como recurso facilitador de formación docente: desafíos y reflexiones en clases de redacción. DISCURSIVITIES, 14(1), e–1412406. https://doi.org/10.29327/256399.14.1-2

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.