Registros de Experiências de Estágio Supervisionado por meio de um podcast: representações de uma professora acerca do seu trabalho prescrito, real e realizado

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial. Trabalho Docente. Estágio Supervisionado

Resumo

Uma vez que o contexto pandêmico, resultante da COVID-19, exigiu movimentos direcionados ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para dar continuidade às ações humanas em diversas instâncias sociais, as instituições educacionais também precisaram se adaptar à ordem do dia. Considerando nossa realidade atual no campo da docência e ancorados no Interacionismo Sociodiscursivo, este estudo objetva investigar de que forma uma professora de estágio compreende sua prática de ensino durante as orientações de produções de sequências didáticas pelos estagiários no ensino remoto, tomando como base o trabalho prescrito, real e realizado. Meu interesse no estudo está pautado na experiência da autora deste texto ao ministrar aulas de estágio no semestre de 2020.1 e que por meio de um podcast, registrou suas próprias reflexões como professora do componente curricular de Estágio Supervisionado II do curso de Letras Inglês de uma universidade pública do estado da Paraíba. A base epistemológica ancora-se  principalmente em Amigues (2004), Machado (2007), Bronckart (2009), Clot (2010), Ribeiro (2013), Gusso et al. (2020), Hodges et al. (2020), Santos (2021) entre outros. Nos resultados, verificou-se que a professora sinaliza um distanciamento entre seu trabalho auto-prescrito, real e realizado.   

Biografia do Autor

Telma Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do curso de Letras Inglês da UEPB campus I, possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba

Referências

AMIGUES, René. Trabalho do Professor e Trabalho de Ensino. In: MACHADO, Anna Rachel. (org.). O Ensino como Trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 37-53.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 6 ed. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BONINI, Adair. Mídia/Suporte Hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Prisma.com, n. 6, p. 125-140, . Disponível em: http//hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/72868 Acesso em: 15 nov. 2023.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. Tradução. Anna Rachel Machado. São Paulo: EDIC, 2009.

CARVALHO, Ana Améia et al. Taxonomia de Podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009.

CLOT, Yves. A Função Psicológica do Trabalho. 2. ed. Tradução. Adail Sobral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

CRISTOVAO, Vera Lúcia Lopes; CABRAL, Vinícius Neves de. Podcasts: características nas produções de professores em formação continuada. Revista Estudos Linguísticos. Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 189-222, jan./jun. 2013.

DOLZ, Joaquim et al. Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108.

FERREIRA, Telma S. F. Representações sobre o Agir: caminhos para a compreensão do papel da tutoria na EaD. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prá¬tica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 21-29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/. Acesso em: 05 nov. 2023.

GUSSO, Helder Lima. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/j/es/a/8yWPh7tSfp4rwtcs4YTxtfr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2023.

HODGES, Charles. et al. A. The Difference between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review, Washington, 27 mar. 2020. Disponível em: https:// er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 04 ago. 2021.

LAMES, Liliane da Costa Jacobs. Docência no Ensino Superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em CiÊncias ContÁbeis, 1 FundaÇÃo Escola de ComÉrcio Álvares Penteado – Fecap, São Paulo, 2011. Disponível em: http://tede.fecap.br:8080/bitstream/tede/494/1/Liliane_da_Costa_Jacobs_Lames.pdf. Acesso em: 16 set. 2021.

MACHADO, Anna Rachel Machado. Por uma Concepção Ampliada do Trabalho do Professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos et al. (orgs.). Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas. SP: Mercado de Letras, 2007, p. 77-97.

MEDRADO, Betânia Passos; DOURADO, Maura Regina. Uma Proposta de Transposição Didática: a língua inglesa no ensino fundamental II. João Pessoa: Editora UFPB, 2015.

NOUROUDINE, Abdallah. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-e-SILVA, M. Cecília Pérez; FAITA, Daniel. (Orgs.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17-30.

REICHMANN, Carla Lynn. Escrevendo(-se) na Tecnosfera: um olhar sobre um blog reflexivo de professoras-em-formação. Uberlândia: Letras e Letras, jul-dez 2009, p. 105-122.

RIBEIRO, Ana Carolina. Letramento Digital: uma abordagem através das competências na formação docente. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

SANTOS, Georgia Maria Ricardo Félix dos. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental dos docentes universitários. Revista Brasileira Saúde Materno Infantil, Recife, 21 (Supl. 1): S245-S251, fev., 2021.

SAUJAT, Frédéric. O Trabalho do Professor nas Pesquisa em Educação: um panorama. In: MACHADO, Anna Rachel. (org.). O Ensino como Trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 5-34.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico [livro eletrônico]. 2. ed. - São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, Maurício Severo da. O Uso do Podcast como Recurso de Aprendizagem no Ensino Superior. Dissertação de Mestrado. Lajeado: Universidade do Vale do Taquari, 2019.

VINHAS, Thais; SANTOS, Lorena Michelle Silva dos. Estágio Supervisionado e Ensino Remoto Emergencial: quais os desafios para a formação docente? Revista Latino-Americana de Estudos Científicos. V. 02, N. 10 Jul/Ago. 2021.

Downloads

Publicado

29.04.2024

Como Citar

Ferreira, T. (2024). Registros de Experiências de Estágio Supervisionado por meio de um podcast: representações de uma professora acerca do seu trabalho prescrito, real e realizado. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522403. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/2916