Relato de experiência de monitoria na disciplina de Latim I: Língua e Cultura, Universidade Federal de Roraima

Autores

Resumo

Este artigo é um relato de experiência com a monitoria das disciplinas Latim I: Língua e Cultura e Latim II: Língua e Cultura, disciplinas obrigatórias para os semestres iniciais dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Dentre as atividades desenvolvidas na monitoria, destacam-se a tutoria dos discentes e o desenvolvimento de um projeto individual relacionado ao ensino de latim, o qual resultou na elaboração de um artigo acadêmico a ser publicado. O presente artigo tem o objetivo de descrever as atividades realizadas, os desafios enfrentados e dar a conhecer os resultados obtidos ao longo dos semestres letivos, além de refletir sobre a importância da monitoria para a formação acadêmica do próprio aluno-monitor, tanto no que diz respeito ao aprofundamento dos conhecimentos na área dos Estudos Clássicos, quanto no que se refere ao primeiro contato com a investigação científica nesta área do conhecimento. O relato evidencia a importância da monitoria como uma prática pedagógica que contribui para o ensino e a aprendizagem do latim e da cultura clássica.

Palavras-chave: Relato de experiência; Monitoria; Latim.

Biografia do Autor

Vivian Gregores Carneiro Leão Simões, Universidade Federal de Roraima

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latinas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas clássicas, poética e métrica clássica latina e estudos de cultura da Roma antiga.

Lucas da Silva de Sá do Nascimento , Universidade Federal de Roraima

Discente do Curso de Letras - Português/Inglês da Universidade Federal de Roraima

Referências

CART, A. et al. Gramática latina. Trad. Maria Evangelina Villa Nova Soeiro. São Paulo: Taq, Edusp, 1986.

DEZOTTI, Maria Celeste Consolin (Org.). A tradição da fábula: De Esopo a La Fontaine. São Paulo: Ed. UnB, 2003.

LEITE, Leni Ribeiro; CASTRO, Mariah. Barbosa. O ensino de Língua Latina na universidade brasileira e sua contribuição para a formação do graduando em Letras. Organon, Porto Alegre, v. 29, n. 56, pp. 223-244, jan/jun. 2014

LIMA, Alceu Dias et al. Latim: da fala à língua. Araraquara: Gráfica do Câmpus de Araraquara, 1992.

LIMA, Alceu Dias. A forma da fábula. Significação, Araraquara, n.4, p. 60-69, 1984.

LIMA, Alceu Dias. Uma estranha língua? Questões de linguagem e de método. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

LONGO, Giovanna. Ensino de Latim: problemas linguísticos e uso de dicionário. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006.

MARINHO, Luciana Antonio Ferreira. Uma conversa sobre as fábulas de Fedro. Rio de Janeiro, 2016. 149 f. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) – Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARTINS, Paulo. (2009). Literatura Latina. Curitiba: Eisde Brasil S.A..

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática pela fábula. Linguística, Associação de Linguística e Filologia da América Latina, v. 30, n.1, p. 165-196, 2014.

PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de História da Cultura Clássica. v. 2. Cultura Romana. Lisboa: FCG, 2009.

PORTELLA, Oswaldo A Fábula. Revista Letras, Curitiba, n. 32, p. 119-138, 1983. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/ letras/article/view/19338> . Acesso em: 28 mai. 2019

SARAIVA, Francisco Rocha dos Santos. Novíssimo dicionário latino-português. 12a. ed. (fac-similar). Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Garnier, 2006.

SOARES, A. B.; GOMES, G.; MAIA, F. A.; GOMES, C. A. O.; MONTEIRO, M. C. Relações interpessoais na universidade: o que pensam estudantes da graduação em Psicologia?. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 56–76, 2016. DOI: 10.5433/2236-6407.2016v7n1p56. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/23794. Acesso em: 9 dez. 2023.

Downloads

Publicado

21.04.2024

Como Citar

Gregores Carneiro Leão Simões, V., & da Silva de Sá do Nascimento , L. (2024). Relato de experiência de monitoria na disciplina de Latim I: Língua e Cultura, Universidade Federal de Roraima. DISCURSIVIDADES, 14(1), e–1412408. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3142