Situação atual do ensino de Língua Latina e disciplinas afins nos Cursos de Letras-Português: dificuldades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.29327/256399.15.2-6Palavras-chave:
língua latina, matrizes curriculares, letras-portuguêsResumo
O presente artigo investiga a relevância do ensino de Língua Latina na formação de professores de Letras-Português, diante das mudanças na concepção educacional que levaram à redução dessa disciplina nas matrizes curriculares nacionais. Destaca-se a importância da Língua Latina na construção de aspectos sintáticos, morfológicos, fonológicos e semânticos do português brasileiro. A metodologia aplicada é de base bibliográfica, descritiva/qualitativa, a partir da revisão da historicidade do ensino do latim no Brasil, culminando na diminuição gradativa de sua carga horária nas grades curriculares dos cursos de letras/português. A pesquisa justifica-se pela urgência na valorização dos componentes curriculares relacionados ao latim na formação de professores de língua portuguesa, considerando como as instituições de ensino superior se adaptaram às mudanças das matrizes curriculares nacionais ao longo do século XX. Além da redução da presença da Língua Latina, a pesquisa menciona propostas de abordagens metodológicas do ensino do latim, considerando as demandas sociais e culturais hodiernas. Busca-se, portanto, compreender as raízes históricas das transformações no ensino de Língua Latina para propor estratégias que resgatem sua importância na formação do professor de Letras-Português. Como contribuição teórica, utiliza-se as obras de Viaro (1999), Ilari e Basso (2009), Sousa et al (2019) etc.
Referências
AMARANTE, José. O latim no Brasil após a segunda metade do século XX e a emergência de novos materiais didáticos. Imprensa da Universidade de Coimbra / Annablume, 2017.
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística, 15. ed. – São Paulo: Contexto, 2006.
DANTAS, Michelle Bianca Santos; SILVA, Josefa Caroline Xavier da. Desafios do ensino do latim ontem e hoje: historicidade, métodos e uma análise do Curriculum no curso de letras (Língua Portuguesa) da UFPB. Revista Intertexto, Uberaba, MG. V. 14, N. Especial, p. 166-190, 2021.
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. Algumas palavras sobre gramática, linguística e ensino. In: O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. Editora Contexto, São Paulo, SP. 229-237, 2009.
OLIVEIRA, Waislan Nathan Ferreira; VIEIRA, Fernando Zan. Uma análise sobre a influência do latim nos dias atuais. Ponta Grossa, PR, XV Jornada Científica Dos Campos Gerais, v. 15, p.3, 2017.
SOUZA, Fernanda Cunha et al. O ensino de latim no Brasil: um passado e várias perspectivas. Revista Trem de Letras, Alfenas, MG. V. 6, N. 2, p. 1-21, 2019.
Universidade Estadual da Paraíba. Projeto Pedagógico de Curso PPC: Letras Português (Licenciatura) / Universidade Estadual da Paraíba CEDUC ; Núcleo docente estruturante. Campina Grande: EDUEPB, p. 102, 2016.
VIARO, Mário Eduardo. A importância do latim na atualidade. Revista de ciências humanas e sociais, São Paulo, Unisa, V.1, N.1, p.7-12, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Rinaldo Brandão; Bárbara Hellen de Andrade; Yasmim Normanha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
b) A revista Discursividades oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.