Situação atual do ensino de Língua Latina e disciplinas afins nos Cursos de Letras-Português: dificuldades e desafios

Autores

Palavras-chave:

língua latina, matrizes curriculares, letras-português

Resumo

O presente artigo investiga a relevância do ensino de Língua Latina na formação de professores de Letras-Português, diante das mudanças na concepção educacional que levaram à redução dessa disciplina nas matrizes curriculares nacionais. Destaca-se a importância da Língua Latina na construção de aspectos sintáticos, morfológicos, fonológicos e semânticos do português brasileiro. A metodologia aplicada é de base bibliográfica, descritiva/qualitativa, a partir da revisão da historicidade do ensino do latim no Brasil, culminando na diminuição gradativa de sua carga horária nas grades curriculares dos cursos de letras/português. A pesquisa justifica-se pela urgência na valorização dos componentes curriculares relacionados ao latim na formação de professores de língua portuguesa, considerando como as instituições de ensino superior se adaptaram às mudanças das matrizes curriculares nacionais ao longo do século XX. Além da redução da presença da Língua Latina, a pesquisa menciona propostas de abordagens metodológicas do ensino do latim, considerando as demandas sociais e culturais hodiernas. Busca-se, portanto, compreender as raízes históricas das transformações no ensino de Língua Latina para propor estratégias que resgatem sua importância na formação do professor de Letras-Português.  Como contribuição teórica, utiliza-se as obras de  Viaro (1999), Ilari e Basso (2009), Sousa et al (2019) etc.

Biografia do Autor

Rinaldo Brandão, UEPB

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor titular de Língua e Literatura Latina da Universidade Estadual da Paraíba.

Bárbara Hellen de Andrade, UEPB

Graduanda em Letras-Português pela UEPB

Yasmim Normanha, UEPB

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa

Referências

AMARANTE, José. O latim no Brasil após a segunda metade do século XX e a emergência de novos materiais didáticos. Imprensa da Universidade de Coimbra / Annablume, 2017.

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística, 15. ed. – São Paulo: Contexto, 2006.

DANTAS, Michelle Bianca Santos; SILVA, Josefa Caroline Xavier da. Desafios do ensino do latim ontem e hoje: historicidade, métodos e uma análise do Curriculum no curso de letras (Língua Portuguesa) da UFPB. Revista Intertexto, Uberaba, MG. V. 14, N. Especial, p. 166-190, 2021.

ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. Algumas palavras sobre gramática, linguística e ensino. In: O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. Editora Contexto, São Paulo, SP. 229-237, 2009.

OLIVEIRA, Waislan Nathan Ferreira; VIEIRA, Fernando Zan. Uma análise sobre a influência do latim nos dias atuais. Ponta Grossa, PR, XV Jornada Científica Dos Campos Gerais, v. 15, p.3, 2017.

SOUZA, Fernanda Cunha et al. O ensino de latim no Brasil: um passado e várias perspectivas. Revista Trem de Letras, Alfenas, MG. V. 6, N. 2, p. 1-21, 2019.

Universidade Estadual da Paraíba. Projeto Pedagógico de Curso PPC: Letras Português (Licenciatura) / Universidade Estadual da Paraíba CEDUC ; Núcleo docente estruturante. Campina Grande: EDUEPB, p. 102, 2016.

VIARO, Mário Eduardo. A importância do latim na atualidade. Revista de ciências humanas e sociais, São Paulo, Unisa, V.1, N.1, p.7-12, 1999.

Downloads

Publicado

29.04.2024

Como Citar

Brandão, R., de Andrade, B. H., & Normanha, Y. (2024). Situação atual do ensino de Língua Latina e disciplinas afins nos Cursos de Letras-Português: dificuldades e desafios. DISCURSIVIDADES, 15(2), e–1522408. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/REDISC/article/view/3124